Síndicos e porteiros participam de palestra sobre segurança em condomínios

Cerca de trinta pessoas entre porteiros, moradores e síndicos de condomínios participaram da palestra promovida pelo Sindicato dos Condomínios (SINDICOND) de São Paulo na noite da última terça-feira (30/05), no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Municipal. A palestra foi promovida em função das recentes ondas de violências que atingiram alguns condomínios da região.

A palestra foi ministrada pelo Consultor de Segurança, Carlos Eduardo Caíres, que destacou especialmente o papel dos porteiros e dos síndicos na questão da segurança. Mas, para ele, todos os moradores são responsáveis pela segurança interna dos condomínios. “Por isso é importante não apenas das assembleias, mas também das reuniões convocadas pelo síndico para debater assuntos relacionados à questão da segurança”, disse.

Dentre as várias dicas que passou para os síndicos, uma fez questão de frisar: “na contratação de funcionários, após exigir documentos e referências, certificar-se quanto à autenticidade e a veracidade das informações obtidas junto ao pretendente ao cargo”. Além disso, o sindico deve também manter sempre atualizados os dados e endereços dos funcionários.

Ao se dirigir aos porteiros, Carlos Eduardo destacou o papel fundamental que desempenham na questão da segurança. “O porteiro deve conscientizar-se de que ele é, no tocante à segurança, a pessoa mais importante do condomínio, pois tudo passa primeiramente por ele e o sucesso ou fracasso de uma investida criminosa, depende muito da sua atuação” afirmou.

O consultor lembrou ainda que toda e qualquer conversa com o porteiro deve ser sempre feita por interfone. “O porteiro jamais deve sair da guarita ou abrir o portão de imediato sempre que aparecer alguém”, disse.

Para ele, todo tipo de procedimento humano ou técnico que venha a trazer benefícios para a segurança dos moradores devem ser adotadas pelos condomínios. Entre eles citou: instalação de botão de pânico entre os prédios de condomínios vizinhos; o porteiro deve acompanhar de perto toda operação de carga e descarga; quando da realização de festas, a lista de convidados deve ser entregue na portaria com antecedência e só quem estiver na lista deverá ter acesso ao condomínio.

Participaram da palestra os integrantes do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Dr. Ederson M. Valêncio; Eduardo Barroso e Zenaide Parrilha. Também esteve presente o secretário de Defesa do Cidadão, Dr. Ruyrillo Pedro de Magalhães. Todos os participantes também receberam uma cartilha sobre segurança em condomínios elaborada pelo SINDICON.