Dia do imigrante Italiano é lembrado por Clayton

No próximo dia 21 de fevereiro será comemorado o Dia do Imigrante Italiano. A data foi instituída em 2008, através de Lei Federal que foi sancionada pelo então Presidente da República em exercício José de Alencar e foi instituída em função da chegada ao Brasil do Vapor Sofia, em 21 de fevereiro de 1874, que trouxe as primeiras famílias de Italianos ao país.

Em função da data, overeador Clayton Roberto Machado(PSDB) apresentou requerimento na última terça-feira (14/2), onde concede Voto de Congratulações e Reconhecimento à Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Valinhos e à Associazione Italo-Brasiliana "Abruzzo Forte", duas entidades que atuam na cidade na preservação da cultura e das tradições italianas.

“Hoje calcula-se que vivam no Brasil cerca de 25 e 30 milhões de descendentes. É inegável a contribuição dos Italianos no progresso de nosso país e também à nossa cidade”, afirma Clayton.

Na justificativa de seu requerimento, Clayton conta um pouco do processo de Imigração em Valinhos, que ganhou força com a Abolição da Escravatura e houve então a necessidade dos fazendeiros substituírem a mão-de-obra. No final do século XIX, os colonos italianos, como eram chamados, ocuparam esse papel. “Eles fizeram história e moldaram nossa cultura para sempre”, afirma.

Ainda em seu requerimento, Clayton cita as famílias pioneiras na imigração italiana de Valinhos, que foram: Andreolli, Antoniazzi, Barbin, Barbisan, Barchese, Bissoto, Borin, Busatto, Calsavara, Capellato, Capovila, Franceschini, Juliatto, Manfrinato, Mamprim, Milani, Noleta, Orsi, Perseguetti, Pezzi, Pozzuto, Roncaglia, Sabbatini, Scabelo, Spadaccia, Spanholeto, Stopiglia, Tordin, Trento, Trombetta, Zanivan.Para ele, éinegável e expressiva a influência da imigração italiana e de seus descendentes na história de Valinhos.

O vereador também lembrou em seu requerimento de uma Lei criada em 1996, pelo ex-vereador e presidente da Câmara, Mauro de Sousa Penido (PSC) e que foi promulgada pelo então prefeito Dr. Moysés Abujadi (PSD), que instituiu em Valinhos o “Dia da Comunidade Italiana”, que deveria ser comemorado todo dia 2 de junho, data da Proclamação da República Italiana.

Clayton sugere a realização de uma Sessão Solene, com a participação das duas associações - Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Valinhos e à Associazione Italo-Brasiliana "Abruzzo Forte", - para homenagear a comunidade italiana de Valinhos.