Projeto do vereador Gabriel Bueno quer dar suporte a pessoas submetidas a transplantes

#PraCegoVer: Gabriel Bueno discursa na tribuna no dia 13/12/2022

O vereador Gabriel Bueno (MDB) apresentou, na sessão da terça-feira, 13, projeto de lei que cria em Valinhos o Programa Municipal de Apoio e Assistência às pessoas submetidas a transplantes de qualquer natureza. O objetivo, segundo ele, é desenvolver ações para reinserção socioeconômica desses cidadãos.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, Gabriel ressalta os profundos desgastes físico, psíquico e emocional pelos quais passam os pacientes, desde a notícia da necessidade de realização de algum transplante.

 

“Os pacientes que conseguem passar pelo transplante, além do risco de rejeição, iniciam uma nova e longa etapa de readaptação e recuperação. Muitas vezes, o acompanhamento médico especializado inadequado e a impossibilidade de adquirir medicamentos específicos dificultam e/ou comprometem a recuperação da pessoa. Como este período de recuperação pós-operatória é lento, a grande maioria acaba afastando-se do convívio social e, sobretudo, do mercado de trabalho”, afirma o vereador.

 

O projeto elenca alguns objetivos a serem atingidos com o programa como atendimento médico especializado periódico, acesso a medicamentos, política de apoio psicológico, apoio a projetos que incentivam a doação de órgãos e medidas de inclusão social e inclusão no mercado de trabalho.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.