Projeto aprovado proíbe contratação no poder público de condenados por crimes sexuais contra crianças

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 8, projeto de lei da vereadora Mônica Morandi (MDB), que proíbe a contratação no poder público de Valinhos de pessoas que tenham sido condenadas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A proibição valeria por 12 anos, contados após o cumprimento da pena.

 

De acordo com o projeto, não seria autorizada a contratação dessas pessoas para trabalho em órgãos que prestam atendimento a crianças, como creches, escolas, abrigos, clínicas e hospitais psiquiátricos.

 

Outro projeto aprovado na sessão, também de autoria da vereadora Mônica Morandi, prevê a instalação de semáforos mais acessíveis em Valinhos. A proposta é que nas novas licitações seja exigida a colocação de semáforos com sinal sonoro na travessia de pedestres, com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida.

 

O projeto diz que os semáforos também deverão ter sinalização tátil e de alerta, conforme especificações técnicas de acessibilidade.

 

Em discurso, o vereador Alexandre Japa (PRTB) afirmou que em breve a acessibilidade será garantida. “Em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fui informado que eles solicitaram a colocação de botoeiras e semáforos com som, em especial nas áreas de grande circulação no centro da cidade (...) Cinco semáforos de nossa cidade logo terão essa benfeitoria”, afirmou.

 

Os dois projetos aprovados seguem agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).