Câmara encerra ciclo de debates do Fórum Valinhos 2030 e começa a preparar Carta que servirá como parâmetro para o desenvolvimento da cidade

 

A Câmara encerrou na quinta-feira, 27, o ciclo de debates do Fórum Valinhos 2030. No último encontro, o tema foi “O Terceiro Setor, Políticas Inclusivas e os 17 ODS”. Desde julho, quando a Câmara deu início às discussões do Fórum, já foram debatidos com autoridades, acadêmicos e sociedade em geral os temas “Desafios da Sustentabilidade Urbana”, “Educação, Sustentabilidade e Governança” e “Plano diretor e Cidade Sustentável”.

 

Após recolher todas as contribuições feitas durante os debates, a Câmara se prepara agora para elaborar a Carta para Valinhos. O documento servirá aos futuros administradores municipais como parâmetro para a atuação político-administrativa local e poderá ser usado como base para a elaboração dos planos plurianuais, orçamentos e planos diretores. 

 

A participação da população no último encontro foi grande. Representantes de entidades aproveitaram a presença de especialistas para tirar dúvidas sobre temas como trabalhos sociais e sustentabilidade.

 

O painel, que foi comandado pelo jornalista Fernando D’Avilla, tinha a presença de Paulo Sérgio Paschoal, que é consultor do Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos – FEAV;  Eliane Macari, atual presidente da FEAV, e Marcos M. Rocha, cofundador do Bureau Social e autor do livro “Negócios que podem transformar o mundo”. Todos eles destacaram a importância do Terceiro Setor e deram exemplos de iniciativas de sucesso.

 

Em discurso, o presidente da Câmara, vereador Franklin, enalteceu o trabalho das entidades em Valinhos. “Nós vemos pessoas com 50, 40, 30, 20 anos de voluntariado. Em todas as entidades têm gente do bem, que têm dentro dos seus corações a vontade de servir e fazer o bem ao próximo (..) O poder público tem que entender que as entidades existem justamente porque o poder público não fez o seu papel de Estado, que é cuidar da nossa comunidade”, afirmou.

 

O Fórum Valinhos 2030 é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valinhos e contou com a parceria da Unicamp e apoio da Faculdade Anhanguera. O objetivo desses encontros foi discutir propostas e soluções que visam melhorar as políticas públicas até 2030.

 

Logo no primeiro encontro, em julho, Roberto Donato, que representou a reitoria da Unicamp, concedeu entrevista à TV Câmara e afirmou que a iniciativa de Valinhos pode ser replicada em outras cidades da região.