Projeto que oficializa na Guarda Municipal o acompanhamento a mulheres vítimas de violência é aprovado

#PraCegoVer: Foto mostra duas Guardas Municipais em frente à viatura do projeto Guardiã Maria da Penha.

 

Foi aprovado na sessão desta terça-feira, 27, projeto de lei encaminhado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), que oficializa no município o acompanhamento feito pela Guarda Civil Municipal a mulheres em situação de violência. A matéria cria o projeto “Guardiã Maria da Penha”, com o objetivo de promover a atuação preventiva e comunitária dos agentes de segurança.

 

A vereadora Simone Bellini (Republicanos), que é guarda municipal, explicou que o projeto vai consolidar o trabalho que já é feito no município. “Ele vai consolidar o trabalho que já está sendo realizado por uma equipe especializada, especial e pronta para fazer esse tipo de atendimento às mulheres vítimas de qualquer tipo de agressão (...) É um projeto de grande valia para nós, mulheres, e todos os valinhenses”, afirmou.

 

O vereador Marcelo Yoshida (PT) destacou que o projeto salvará vidas. “Quando analisamos os dados de violência doméstica aqui em Valinhos, a gente percebe que ela acontece em todos os bairros da cidade, inclusive naqueles com renda mais alta. Então é um mito achar que a violência só está em áreas em que a população vive com mais dificuldades”, pontuou.

 

O vereador Thiago Samasso (PSD) parabenizou a Guarda Municipal pelo trabalho realizado na cidade. “Não é apenas um amparo na hora da emergência. Tem um amparo até para os filhos dessas mulheres agredidas”, discursou.

 

O vereador André Amaral (PSD) disse ser uma alegria aprovar um projeto como esse. “Parabéns a todos os guardas comprometidos nessa causa”, completou.

 

O projeto segue agora para sanção da prefeita Capitã Lucimara.