Projeto aprovado prevê farmácia popular veterinária em Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara visto de cima com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 24, projeto de lei que prevê a criação de farmácia popular veterinária em Valinhos. A proposta é que a Prefeitura firme convênio com estabelecimentos públicos ou privados, que poderão vender medicamentos de uso animal a preços mais baratos. O projeto é de autoria dos vereadores Gabriel Bueno e Mônica Morandi (ambos MDB).

 

Parte do custo dos remédios seria arcado pela Prefeitura, por meio de subsídio, conforme explicam os vereadores. Segundo eles, a intenção é ajudar famílias de baixa renda que, muitas vezes, deixam de tratar seus animais devido ao alto custo dos medicamentos. “Trata-se de um programa social, pois só terão acesso a esses medicamentos os tutores que comprovem renda de até três salários mínimos”, explicou o vereador Gabriel Bueno.

 

Para a vereadora Mônica Morandi, a farmácia popular vai auxiliar até mesmo nas campanhas de castração de animais nos bairros carentes. “Tem a medicação pós-castração e o custo é alto. Acho que vai beneficiar muito”, afirmou.

 

O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Farmácia Municipal 24h

 

Durante a sessão, os vereadores também derrubaram o parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei que garante pelo menos uma farmácia aberta 24 horas para atender pacientes que necessitam de remédios com distribuição gratuita. A ideia, apresentada pelo vereador Alécio Cau (PDT), é socorrer pessoas que procuram atendimento médico e pegam receita no período da noite ou em fins de semana, quando não é possível retirar medicamentos na rede pública.

 

Com a derrubada do parecer, o projeto segue para outras comissões da Câmara e deve ser colocado para votação no plenário em breve.