Projeto aprovado obriga maior divulgação do Disque 100 em Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra mão segurando um celular. Na tela está escrito: "Disque Direitos Humanos - 100".

 

Os vereadores aprovaram na sessão virtual desta terça-feira (20) projeto de lei do vereador Gabriel Bueno (MDB) que obriga diversos estabelecimentos de Valinhos a fixarem cartazes com os telefones do Conselho Tutelar e do Disque Denúncia Nacional de Violência contra Crianças e Adolescentes (Dique 100).

 

Se o projeto for sancionado pelo Poder Executivo, caberá à Prefeitura disponibilizar um modelo de cartaz com o seguinte texto: “Violência contra Crianças e Adolescentes: Denuncie! Disque 100 ou 19 3869-1122 – Ligação Anônima – Sigilo Absoluto”.   


Os cartazes terão que ser afixados em bares e restaurantes, condomínios, escolas, lotéricas, farmácias e prédios públicos, além dos ônibus coletivos. O Executivo ainda ficaria autorizado a veicular a mensagem em todas as suas propagandas institucionais.

 

“É um número fácil de decorar, que garante sigilo de quem denuncia, mas ainda pouco difundido em nossa cidade. Ele existe há 24 anos, mas creio que poucas pessoas sabiam desse serviço. E que se for sancionado pela prefeita, que a lei seja realmente colocada em prática e não fique na gaveta. Vidas poderão ser salvas. Passou da hora de nós, adultos, autoridades, fazermos algo e darmos voz para quem não tem: crianças e adolescentes, que muitas vezes por medo ou vergonha se calam. A defesa deles é nossa responsabilidade.”, discursou.