Projeto propõe Maio Laranja em Valinhos para combater abuso sexual de crianças

#PraCegoVer: Cartaz da campanha Maio Laranja. Sobre um fundo cor de laranja, veem-se desenhos infantis de duas flores, um avião de papel e uma estrela. Ao centro, há uma flor cercada pelas palavras "Maio Laranja", que se repetem até fechar o círculo. Criado com base na postagem original da campanha @maiolaranja nas redes sociais.

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) apresentou na sessão de terça (23) projeto de lei instituindo o Maio Laranja no calendário oficial de Valinhos. A proposta é usar o quinto mês do ano para promover atividades de conscientização e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

 

Segundo o vereador, a pandemia aumentou os riscos de violência sexual contra menores de idade, já que a maioria dos casos acontece dentro de casa. “Tais abusos poderiam ser percebidos pela escola, posto de saúde, ou outras instituições em que as crianças e os adolescentes frequentam, porém, com o confinamento se tornam ainda mais ‘invisíveis’”, escreveu Fábio na mensagem que acompanha o projeto de lei.

 

O projeto começou a tramitar na Câmara e ainda não tem data para ser votado.

 

Campanha Federal                                                             

O projeto de lei federal 1022/2019, tramitando na Câmara dos Deputados, estabelece o Maio Laranja no calendário oficial do Brasil. O mês foi escolhido em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. Nessa data, em 1973, a menina Araceli Sanches, 8, foi sequestrada, abusada e assassinada na cidade de Vitória (ES).

 

Foto: Site maiolaranja.org.br