Informações importantes sobre as ações referentes ao caso confirmado de Coronavírus na Câmara Municipal de Valinhos

#PraCegoVer: Representação gráfica mostra o coronavírus em cor verde. Trata-se de uma estrutura em formato de coroa.

 

O Combate ao Coronavírus é uma das ações mais impactantes da história da humanidade. Todos os esforços devem estar concentrados para a proteção de cada indivíduo, seguindo as orientações dos órgãos de Saúde, juntando os esforços entre os Poderes para este combate comum. A Câmara de Valinhos, desde o início de Março, vem ressaltando a importância do Diálogo para que estas ações sejam efetivas e não discussões políticas. Infelizmente, uma servidora da Câmara teve a confirmação do Novo Coronavírus, está isolada e bem de saúde, felizmente. É uma realidade que muitos valinhenses tem convivido e compete ao Poder Público dar o respaldo à população.

 

Contudo, em relação à Nota que a Prefeitura enviou à imprensa nesta quinta-feira sobre o caso confirmado na Câmara, vimos como importante ressaltar e esclarecer alguns pontos:

 

                1º) Desde o início de Março, antes ainda do Decreto Estadual e Municipal da Quarentena, a Câmara de Valinhos já adotava ações para a segurança dos servidores da Casa, assim como da população que costuma frequentar as sessões e os eventos do Legislativo. Já naquela oportunidade, a Câmara suspendeu todos os eventos, sessões especiais e a presença do público nas dependências do Legislativo, bem como incentivamos o Home-Office e o revezamento, em escala, da presença dos servidores na casa, em horário reduzido.

 

                2º) Num segundo momento, em novo Ato, a Câmara voltou a admitir a entrada de pessoas na Câmara para protocolar documentos ou serem ouvidos nos Gabinetes dos Vereadores, com total segurança e controle, sendo 1 por departamento ou Gabinete, e ainda com a obrigatoriedade de máscara, uso de álcool gel e aferição de temperatura.

 

                3º) A Câmara de Valinhos sempre respeitou a segurança dos servidores, com o mínimo de profissionais na Casa, por departamento, incentivo ao Home-Office, sobretudo aos grupos de risco, e sem deixar de atender à população, que é a grande função da Câmara de Vereadores, representante dos 129 mil cidadãos valinhenses, na discussão de projetos, votação de investimentos para a cidade e fiscalização dos recursos públicos.

 

                4º) Sobre o caso do Covid-19 na Câmara: a Diretora de Infraestrutura e Serviços da Câmara de Valinhos, a servidora efetiva do Legislativo, Neiva Fureche, esteve pessoalmente na Vigilância Epidemiológica da Prefeitura na quarta-feira (1 de julho) conversando com a Dra Priscila Panzarella, sobre protocolos a serem observados nesta situação do caso da Câmara de Valinhos, que ainda não era confirmado oficialmente.

 

                5º) Com a confirmação do caso na quinta (2 de julho), foi encaminhado ao Exmo Sr. Prefeito Orestes Previtale Junior, no dia 2 de Julho, o Ofício 57/2020 em que, além de notificar a confirmação, ainda elencamos as ações que a Câmara de Valinhos vem adotando, desde o início de Março, para resguardar a segurança e saúde especialmente dos servidores da Casa Legislativa.

 

                6º) Neste ofício, ainda, solicitamos ao Exmo. Sr Prefeito a inclusão do prédio da Câmara nas ações de desinfecção de prédios públicos, agenda que tem sido amplamente divulgada no site da Prefeitura. Tal solicitação foi no sentido de verificar a possibilidade já que os recursos públicos são oriundos de um mesmo caixa, resultado do pagamento dos tributos da população e das empresas da cidade e, assim, seria mais econômico já utilizar os procedimentos que a Prefeitura tem feito nos prédios públicos da cidade. Contudo, como não recebemos resposta do Executivo sobre esta ação, a Câmara adotou as medidas necessárias para efetivar a contratação do serviço de sanitização, desinfecção e esterilização de todo o prédio, que será realizada nesta sexta-feira, dia 10 de julho, em acordo com Nota Técnica 34/2020, emitida pela ANVISA.

 

                7º) Importante ressaltar que, no sábado (dia 4 de julho), a Vigilância Sanitária (Enfermeira Silvia) entrou em contato com a servidora diagnosticada, que fez o teste num laboratório de Valinhos. (esta informação foi repassada à Câmara pela própria servidora que foi diagnosticada com o Novo Coronavírus). Ainda, na sexta-feira, dia 3, a Vigilância Sanitária de Valinhos, por email enviado pela Diretoria de Infraestrutura da Câmara, foi informada do nome da servidora.

 

                8º) Já reforçamos as ações diárias de limpeza no prédio, assim como as ações habituais que temos tomado, como verificação de temperatura dos servidores ao entrar na Casa, fornecimento de álcool gel e obrigatoriedade do uso de máscaras. Ainda, os servidores da Câmara de Valinhos, desde o mês de Março, estão em escala de rodízio de trabalho (presencial e Home-Office), em respeito às regras sanitárias e, sobretudo, aos Atos da Câmara publicados neste período.

 

                9º) Todas estas informações foram novamente reforçadas no dia 7 de julho, em novo ofício entregue pela Câmara tanto na Vigilância como no Gabinete do Prefeito.