Comissão de Saúde reivindica mais participação da sociedade em decisões sobre a pandemia

#PraCegoVer: Foto mostra reunião de dois vereadores, que estão em pé, com seis cidadãos sentados com espaçamento social nas poltronas do plenário da Câmara.

Os vereadores Israel Scupenaro (MDB) e André Amaral (PSD) se encontraram com conselheiros municipais e representante da Santa Casa na segunda (29) para apresentar um relatório das ações da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara. Na ocasião, Scupenaro, que é presidente da comissão, propôs a formação de um comitê com participação ampla da sociedade para tomar decisões sobre a saúde durante a pandemia.

 

Participaram da reunião o superintendente da Santa Casa, Fernando Pozutto, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edvaldo Alcântara (conhecido como Tio Fio), conselheiros municipais e um conselheiro comunitário.

 

Durante a reunião, Scupenaro criticou o que considera uma dificuldade de diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo. Segundo ele, o comitê proposto poderia analisar as medidas tomadas e seus resultados e propor ações, além de promover maior comprometimento de todos com as propostas de enfrentamento à crise. 

 

Scupenaro também levantou questionamentos dos representantes da sociedade civil para serem apresentados ao secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Fustinoni, que estará na sessão da Câmara desta terça-feira (30).

 

O vereador André Amaral destacou a importância de a Comissão, o Conselho, a Secretaria de Saúde e os Hospitais atuarem de forma harmônica e visando buscar soluções em favor do todo.