Projeto propõe “Bolsa Live” para auxiliar artistas durante a quarentena

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Alécio Cau, lendo documento no notebook, durante a sessão ordinária. Ele usa uma máscara como medida de prevenção ao coronavírus.

 

O vereador Alécio Cau (PDT) é autor do projeto de lei que propõe a criação de uma “Bolsa Live” para auxiliar artistas que tiveram a renda comprometida por conta da pandemia de Covid-19. O texto foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (19) e segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (DEM).

 

Conforme explica o vereador, a bolsa seria destinada a artistas residentes e que trabalham em Valinhos. A proposta é que eles sejam remunerados por “lives”, que são transmissões ao vivo feitas via redes sociais, que, nesse caso, seriam compartilhadas nas páginas oficiais da Prefeitura e de seus parceiros.

 

“A atual medida incentiva a produção artística do município, valoriza os artistas e contribui com disseminação de produtos culturais para as pessoas que se encontram em isolamento social”, justifica o vereador.

 

Alécio Cau lembra que a classe artística precisa de espaços para se apresentar, o que não pode ocorrer nesse momento de pandemia, quando teatros, casas de shows e restaurantes, por exemplo, estão fechados. “A classe foi a primeira a ser afetada e será uma das últimas a ter sua normalidade estabelecida”, afirma.