Vereadores vão até a Prefeitura para saber quais medidas estão sendo adotadas para conter pandemia

#PraCegoVer: Foto mostra os vereadores sentados na Sala Ivan Fleury, na Prefeitura, acompanhando a fala do prefeito Orestes Previtale, que está em uma grande mesa, acompanhado do secretário José Luiz Garavello, do chefe de gabinete Carlos Tosto e do diretor de imprensa Guilherme Busch.

 

Os vereadores se reuniram na tarde desta quarta-feira (25) com o prefeito Orestes Previtale Junior (DEM) para saber quais medidas estão sendo adotadas pelo município de Valinhos para conter a pandemia do coronavírus. Estiveram presentes a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), o presidente da Comissão de Higiene e Saúde do Legislativo, vereador Israel Scupenaro (MDB), além dos vereadores Aguiar, André Amaral (PSDB), César Rocha (Rede), Mayr (PV) e Roberson Costalonga “Salame” (MDB).

 

O prefeito elencou ações que, segundo ele, estão em sintonia com as recomendações das autoridades de saúde pública, como o isolamento social, campanhas de conscientização e manutenção apenas dos serviços essenciais. Ele destacou que está de plantão com os demais secretários municipais, acompanhando informações e atuando para prevenir novas infecções de moradores da cidade.

 

Ao responder a questionamentos dos parlamentares, Orestes Previtale informou que Valinhos está tendo dificuldades com mão de obra, já que há servidores pedindo exoneração e afastamento médico. Para incentivar a permanência desses funcionários e valorizar aqueles que estão na linha de frente de combate à pandemia, o prefeito disse que adiantou o pagamento de metade do 13º salário e liberou o pagamento de 25% da licença prêmio devida aos servidores da Saúde e da Segurança Pública que atuam em ações contra o Coronavírus.

 

Orestes também foi questionado sobre a arrecadação municipal. Segundo ele, a queda deve ser grande e Valinhos pode ter problemas futuros, já que o volume recebido de impostos será menor com a desaceleração econômica e há necessidade de compra de materiais que não estava prevista, como luvas, máscaras e demais insumos da saúde. Em razão disso, o prefeito informou aos vereadores que não há possibilidade de adotar medidas de renúncia fiscal.

 

Sobre a capacidade de atendimento médico no município, Orestes respondeu a perguntas de vereadores dizendo que vai separar crianças de até 14 anos incompletos e gestantes dos grupos de risco, levando-os para pronto atendimento em outro local, na Vila Santana, deixando a UPA para atender os demais casos. Também está sendo estudada a montagem de enfermarias no antigo CAUE, no CAPS-AD do Jardim das Figueiras, na UBS do Jardim Paraíso e em uma área da APAE.

 

Com relação à necessidade ou não de isolamento social, que tem sido debatida após o pronunciamento oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro, na última terça-feira, o prefeito respondeu à presidente Dalva Berto que continuará seguindo orientações dos órgãos estaduais e nacionais de saúde.

 

Na reunião, os vereadores se colocaram à disposição para o trabalho conjunto. A presidente do Legislativo destacou que a Câmara também está de plantão para votar projetos de extrema urgência. Nesta terça-feira (24), os vereadores aprovaram em sessão extraordinária projeto de lei que autoriza o uso de hospitais e clínicas particulares para tratamento de pessoas contaminadas com a Covid-19. Novas sessões extraordinárias devem ser convocadas em breve.