Para combater enchentes, Conti propõe tanques e áreas drenantes em novos loteamentos

#PraCegoVer: Vereador Henrique Conti discursa no plenário da Câmara apoiado nos antebraços e com as mãos juntas

O vereador Henrique Conti (PV) apresentou na sessão de terça, 17, um projeto de lei estabelecendo normas para novos condomínios e loteamentos da cidade manejarem a água da chuva. O objetivo é diminuir as inundações.

 

Para isso, segundo o projeto, os empreendimentos poderão usar tanques subterrâneos, ou áreas de lazer e pedaços de mata, desde que essas estruturas captem pelo menos 30 mm de chuva – o equivalente a 30 litros por m² de solo. Outra exigência é evitar o acúmulo de água que torna a área propícia para a proliferação de mosquitos e outros animais.

 

Se o projeto virar lei, os novos loteamentos também serão obrigados a compensar a impermeabilização do solo. O projeto obriga, por exemplo, os estacionamentos a terem 30% de sua área coberta com piso drenante.

 

Pouca absorção

No texto que acompanha o projeto de lei, Conti critica a eliminação de áreas verdes e o excesso de asfalto, cimento e calçamentos. “A ocorrência de grandes enchentes com prejuízos irreparáveis é corriqueira em nosso Município”, afirma o vereador. “É sabido que o crescimento desordenado, em conjunto com a impermeabilização do solo, contribui para o agravamento desta situação”, acrescenta.