Scupenaro quer dar autonomia a unidades de saúde para gastos com pequenas despesas

#PraCegoVer: Vereador Scupenaro discursa na tribuna do plenário da Câmara enquanto segura papeis.

A Câmara aprovou na sessão de terça, 17, moção do vereador Israel Scupenaro (MDB) pedindo que as unidades de saúde tenham mais independência para usar verbas públicas. No texto, o parlamentar pede ao prefeito Orestes Previtale (DEM) que encaminhe ao Legislativo um projeto de lei instituindo depósitos trimestrais de dinheiro para as unidades gastarem com pequenas despesas.

                            

Chamada de “Simplifica Saúde”, a medida aceleraria a compra de materiais e a contratação de serviços de menor custo, como consertos rápidos nos prédios e manutenção de equipamentos. Gastos como pagamento de pessoal e reformas maiores continuariam centralizados na Secretaria de Saúde.

 

“Em muitos casos, a falta de materiais, de um reparo estrutural, de uma manutenção que possibilite a prestação de serviço de uma forma mais humanizada, se mostra simples de ser resolvido”, afirma Scupenaro na moção.

 

Se o prefeito enviar o projeto e a Câmara aprová-lo, o dinheiro beneficiaria as Unidades Básicas de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento, os Centros de Atendimento Psicossociais e os Centros de Especialidades.

 

Coronavírus
Na segunda, 16, a Prefeitura declarou estado de emergência na saúde. O ato permite ao poder público comprar sem licitação materiais hospitalares e de higiene.