Contas do Executivo de 2015 são rejeitadas pelo plenário

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário, com o ex-prefeito Clayton Machado sentado no centro. Ele discursa no microfone, virado para os vereadores.

 

Os vereadores rejeitaram por maioria de votos, na sessão desta terça-feira (17), as contas do Executivo Municipal, referentes a 2015, quando o prefeito era Clayton Machado. O ex-prefeito, acompanhado do seu advogado, Cláudio Nava, esteve no plenário para se defender do parecer emitido pela Comissão de Finanças e Orçamento, que recomendou a rejeição das contas da Prefeitura. O parecer seguiu orientação do Tribunal de Contas.

 

Em discurso, Clayton Machado fez críticas ao Tribunal de Contas, dizendo que o órgão é técnico e analisa as contas “friamente”. “O Tribunal não sabe o que se passa no município. Não sabe das decisões que são tomadas dia após dia. Estamos agora iniciando uma outra fase. Eu vivi lá atrás a crise econômica. Aquela crise sem procedentes. O Tribunal de Contas nunca ligou para um prefeito perguntando se está tudo bem, se o prefeito está precisando de ajuda. Nunca ligou e sequer ligará um dia”, disse.

 

Clayton também afirmou que no período em que esteve na Prefeitura, entre 2013 e 2016, houve um crescimento em torno de 120% de reprovação de contas no estado de São Paulo. “Valinhos não foi uma exceção, fez parte da crise nacional (...) Por incrível que pareça, as contas não foram reprovadas por não cumprir os preceitos constitucionais (...) O Tribunal errou”, prosseguiu.

 

O vereador Alécio Cau (PDT) foi um dos que concordaram com o tribunal e votaram pela rejeição das contas. “A eficiência na gestão pública não é uma virtude do administrador, é uma obrigação (...) Nós vemos pelo relatório que a gestão não foi uma gestão eficiente (...) Com o final da gestão em 2016, já iniciamos 2017 com o apontamento de dívidas de curto prazo que foi deixada pela gestão anterior. Uma delas, inclusive, gravíssima, que é com relação à limpeza pública”, exemplificou.

 

O vereador Israel Scupenaro (MDB) discursou dizendo que o Tribunal de Contas não errou. “Ele não está errado no que fez. Foi pedido para a reavaliar, não foi aceito e continuou reprovado. Ele não mentiu, fez o que tinha que fazer (...) Meu voto não é pessoal, é de acordo com o Tribunal de Contas”.

 

Os vereadores Mauro Penido (Cidadania) e Aguiar foram os únicos a votarem contra o parecer. “Nós sabemos como é que funciona o processo administrativo no Brasil, e aqui em Valinhos não é diferente. Ninguém citou que quando o ex-prefeito pegou a Prefeitura ele também pagou contas da administração passada (...) Evidente que teve falhas, mas o ex-prefeito Clayton foi punido pelas falhas”, afirmou.

 

 

Votação

 

Votaram pela rejeição das contas os vereadores Alécio Cau (PDT), André Amaral (PSDB), César Rocha (Rede), Edson Secafim (Progressistas), Franklin (PSDB), Giba (MDB), Henrique Conti (PV), Israel Scupenaro (MDB), Kiko Beloni (PSB), Mayr (PV), Mônica Morandi (PDT), Roberson Costalonga “Salame” (MDB), Rodrigo Toloi (DEM) e Veiga (DEM).

 

Votaram pela aprovação os vereadores Mauro Penido (Cidadania ) e Aguiar.