Alécio Cau propõe adotar terapias naturais na rede de saúde

#PraCegoVer: Vereador Alécio Cau apoia as mãos na tribuna do plenário da Câmara enquanto discursa ao microfone

O vereador Alécio Cau (PDT) apresentou na sessão desta terça-feira (26) projeto de lei incluindo as terapias naturais no atendimento de saúde municipal de Valinhos.

 

O objetivo é integrar práticas como acupuntura, musicoterapia e homeopatia ao serviço das Unidades Básicas de Saúde, hospitais municipais e Centro de Apoio Psicossocial. A proposta também prevê a disponibilização de medicamentos naturais para os pacientes atendidos nos postos de saúde.

 

Na mensagem que acompanha o projeto de lei, Alécio ressalta que as terapias já são parte da rede pública em diferentes regiões. “Diversos municípios aprovaram lei de implantação das terapias integrativas. Os estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso já possuem leis que absorvem em seu sistema de práticas integrativas e complementares a figura dos Terapeutas Naturalistas”.

 

O que são terapias naturais?

 

O projeto de lei considera terapias naturais todas as práticas de promoção de saúde e prevenção de doença que utilizem basicamente recursos naturais. O texto cita as seguintes práticas: massoterapia,shiatsu, reflexologia, do-in, fitoterapia, acupuntura, quiropraxia, bioenergética, biosaúde, auriculoterapia, cromoterapia, iridologia, meditação, aromoterapia, terapia floral, acupuntura, hidroterapia, homeopatia não médica, oligoterapia, reiki, arteterapia, yoga, trofoterapia, geoterapia, ortomolecular, ginástica terapêutica, terapias da respiração, hidroterapia, musicoterapia, barras de access e biomagnetismo.