Semana da Inclusão teve discussões com especialistas e participação da comunidade

#PraCegoVer: Foto mostra palestrantes da Semana da Inclusão recebendo certificados de agradecimento.

A 1ª Semana de Debates sobre Inclusão, realizada na Câmara entre os dias 23 e 27 de setembro, teve discussões com especialistas e participação da comunidade em todos os dias do evento. A programação cumpriu decreto legislativo de iniciativa do vereador André Amaral (PSDB) e promulgado pela presidente Dalva Berto (MDB). O decreto prevê a realização da semana anualmente, sempre no mês de setembro.

 

O objetivo das discussões é aprofundar o conhecimento da realidade acerca do tema da inclusão no município; estudar as políticas públicas existentes sobre o assunto e avaliar a execução delas; identificar e planejar ações informativas e de conscientização; e ser um momento de integração do poder público, da sociedade civil, de entidades do terceiro setor, empresas e outros interessados na promoção de uma sociedade mais inclusiva.

 

Para isso, a programação foi organizada para que, em cada um dos dias, o debate abordasse um tema específico, sempre com uma palestra seguida de uma roda de discussão, com abertura para todos compartilharem experiências e ideias. Os temas das palestras foram: Superação e Inclusão no Esporte; Lei Brasileira de Inclusão; Busca de Sentido: A Alegria de Viver e Coragem de Sofrer; A inclusão dos Surdos na Escola: a luta pela educação bilíngue e o respeito à comunidade surda; e Inclusão no Mercado de Trabalho. Os palestrantes foram o Prof. Me. Flávio Henrique Corrêa, Dra. Cristiany de Castro, Dra. Marina Lemos Freitas, Elisabete da Câmara Bernardi e César Braghetto. Contribuíram com os debates atletas de esportes paralímpicos, profissionais liberais que atuam na inclusão, além de servidores públicos das Secretarias de Saúde e Esportes do município de Valinhos.

 

Os eventos da semana tiveram a participação do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Valinhos, APAA “Balão Azul”, ACESA Capuava, Movimento Surdo de Valinhos, Patrulheiros, APAE, além da fisioterapeuta Rita de Cássia Paulo.

 

As conclusões e propostas da Semana de Debates sobre Inclusão serão encaminhadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Poder Executivo.