Câmara sedia a primeira Semana de Debates sobre Inclusão

Evento gratuito e aberto ao público terá presença de diversas instituições e poder público

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador André Amaral e a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto, em uma mesa de reunião com os representantes da Semana de Debates.

O curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Valinhos, em parceria com a Câmara Municipal, APAA dos Autistas “Balão Azul”, ACESA Capuava, Movimento Surdo de Valinhos, Patrulheiros e APAE, além da fisioterapeuta Rita de Cássia Paulo, realiza a primeira edição da Semana de Debates sobre Inclusão. O evento, de 23 a 27 de setembro, será realizado na Câmara Municipal e tem objetivo de dialogar e conscientizar a população para a construção de uma sociedade mais fraterna e inclusiva. Os debates, abertos ao público, terão a participação de parlamentares, instituições públicas e privadas, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e representantes do Executivo. Na última terça-feira (10), a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), e o vereador André Amaral (PSDB) se reuniram com representantes para discutir os eventos.

 

A programação foi organizada para que, em cada um dos dias, o debate aborde um tema específico, sempre com uma palestra seguida de uma roda de discussão, com abertura para todos compartilharem experiências e ideias.

 

Os temas das palestras serão: Superação e Inclusão no Esporte; Lei Brasileira de Inclusão; Busca de Sentido: A Alegria de Viver e Coragem de Sofrer; A inclusão dos Surdos na Escola: a luta pela educação bilíngue e o respeito à comunidade surda; e Inclusão no Mercado de Trabalho.

 

Entre os palestrantes convidados estão o professor e mestre Flávio Henrique Corrêa, que é membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira; e a Dra. Marina Lemos Freitas, médica, presidente do Instituto de Educação e Cultura e vice-presidente da Associação de Logoterapia e Análise Existencial. Todas as palestras e debates são gratuitos e abertos ao público.

 

Programação:

23 de setembro, 18h

Abertura com a música “Olhos de Deus” com Guipson Pierre

Palestra “Superação e Inclusão no Esporte” – com o Prof. Me. Flávio Henrique

Corrêa, membro Pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira

 

24 de setembro, 18h

Palestra “Lei Brasileira de inclusão” – com Dra. Cristiany de Castro, presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo

 

25 de setembro, 18h

Palestra “Busca de Sentido: A alegria de viver e coragem de sofrer” – com Dra. Marina Lemos Freitas, vice-presidente da Associação de Logoterapia e Análise Existencial

 

 

26 de setembro, 18h

Palestra “A inclusão dos surdos na escola: a luta pela educação bilíngue e o respeito à

comunidade surda” – com Elisabete da Câmara Bernardi, que tem graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é docente no curso Pós-Graduação em Tradução/Interpretação em Língua de Sinais.

 

27 de setembro, 18h

Palestra – “A Inclusão no Mercado de Trabalho – com o pedagogo César Braghetto”

Encerramento: Cantor Leonardo Batista

 

SERVIÇO

Semana de Debates sobre Inclusão

Quando: 23 a 27 de setembro

Horário: 18h

Entrada: gratuita

Local: Câmara Municipal de Valinhos

Inscrições: Clique aqui