Valinhos pode ganhar Usina de Materiais Inertes

O prefeito Marcos José da Silva (PMBD) encaminhou à Câmara Municipal nesta semana projeto de Lei que se for aprovado irá possibilitar a instalação de uma Usina de Materiais Inertes junto a área do antigo Aterro Sanitário no bairro Contendas, próximo à Rodovia Dom Pedro I.

A idéia do prefeito Marcos é obter da Câmara autorização para realizar uma concessão da área de 11 mil metros quadrados, para a iniciativa privada que ficaria responsável pela construção da Usina que irá reciclar entulho e materiais de construção.

Na mensagem que acompanha o projeto de Lei,o prefeito Marcos destaca a que “Valinhos há anos enfrenta problemas para a adequada deposição de materiais de construção e entulhos, denominados materiais inertes, tendo em vista a escassez de áreas públicas sem a presença de áreas de proteção permanente incidentes ao longo de cursos d’água, nascentes e lagos e que – obviamente – não são adequadas para tal finalidade.

Ainda segundo a mensagem, atualmente os materiais inertes gerados pelas construções em imóveis de Valinhos são transportados para outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o que traz aumento das despesas das empresas prestadoras de serviços e – consequentemente – nos valores praticados ao consumidor, bem como severos problemas com a deposição clandestina ou irregular de material inerte pela própria população em áreas inapropriadas.

A proposta para a concessão da área para a construção da Usina de Inertes foi feita em cima de estudos elaborados pelas Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Serviços Urbanos. O projeto foi lido na Sessão de terça-feira (27/09) e foi encaminhado as Comissões Permanentes para pareceres e só então deve ir ao Plenário para discussão e votação.