Valinhos inicia comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil

Programação inclui exposições e sessão solene com palestras que trazem história e cultura à cidade

#PraCegoVer: Foto montagem mostra o convite para a sessão solene com os seguintes dizeres: "A Câmara Municipal de Valinhos convida para a sessão solene em comemoração aos 200 anos do retorno ao Brasil do patriarca da Independência, José Bonifácio. Na noite, haverá palestras, mesa-redonda e participação da banda da EsPCEx. Dia 2 de setembro, às 18h30, no Plenário Multiuso da Câmara, na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Residencial São Luiz, Valinhos/SP.

O Bicentenário da Independência do Brasil, que desde 2017 vem sendo comemorado na Câmara dos Deputados, em Brasília, também será celebrado com exposições e sessão solene em Valinhos. Os festejos acontecerão anualmente até 2022, quando a Independência do Brasil completa 200 anos. As comemorações foram inseridas na cidade por meio de decreto legislativo de iniciativa do vereador André Amaral (PSDB), promulgado em junho pela presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB).

 

Segundo o vereador André Amaral, o decreto foi pensando para viabilizar a realização de atividades cívicas e culturais em parceria com a prefeitura, escolas, empresas e demais interessados no assunto. A abertura oficial dos festejos acontece no dia 2 de setembro, às 18h30, com uma sessão solene no Auditório da Câmara. A abertura da solenidade contará com a participação da banda da EsPCEx na execução de Hinos, e a programação da noite incluirá relatos e mesa-redonda acerca dos fatos que antecederam a independência e dos personagens que contribuíram para a construção de nossa identidade nacional, tais como a Imperatriz Leopoldina, Dom João VI e José Bonifácio de Andrada. O público presente poderá realizar perguntas sobre o tema.

 

Entre os convidados confirmados para a solenidade estão o professor José Theodoro Mascarenhas Menck, doutor em História (UnB), consultor legislativo da Câmara dos Deputados e autor das obras publicadas pela Edições Câmara no contexto do Bicentenário da Independência; e o professor e historiador Rafael Nogueira, formado em Filosofia e Direito, que é grande estudioso da vida e da obra de José Bonifácio de Andrada e Silva.

 

O evento também terá uma homenagem aos estudantes valinhenses que participaram dos concursos de desenho e redação promovidos em âmbito nacional. Desde 2017, a Câmara dos Deputados recorda importantes fatos e personagens da história da Independência com publicações, exposições culturais e concursos para estudantes. Neste ano, o tema foi “José Bonifácio: um homem da política e das ciências” e contou com a presença de estudantes de todo o Brasil.

 

 

Exposições Culturais

Os festejos em Valinhos contarão também com exposições culturais que reproduzirão documentos, obras de arte e objetos, permitindo ao público entender o contexto histórico que antecedeu a formação do Brasil como nação independente.

 

No mesmo dia da sessão solene, em 2 de setembro, serão lançadas na Câmara Municipal as exposições "Leopoldina - Imperatriz do Brasil" e "Dom João VI e a Construção do Brasil", que reproduzem o conteúdo das mostras realizadas em Brasília nos anos 2017 e 2018. A exibição gratuita ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 20 de setembro, e conta com a parceria do Instituto de Formação e Educação de Campinas e escolas do município.

 

Cronograma da sessão solene:

- Abertura

- “O contexto das comemorações do Bicentenário da Independência”

- “Imperatriz Leopoldina e Dom João VI”, por José Theodoro Mascarenhas Menck

- “José Bonifácio - o Patriarca da Independência”, por Rafael Nogueira

- Mesa-redonda

- Homenagem aos estudantes que participaram do concurso

- Encerramento

 

 

SERVIÇO

Sessão solene de comemoração do Bicentenário da Independência no Brasil

Data: 02 de setembro, às 18h30

Local: Câmara Municipal de Valinhos – Rua Antônio Schiavinato, 59