Evento na Câmara discute experiências na educação de autistas e surdos

#PraCegoVer: Imagem mostra laço colorido estampado com peças de quebra-cabeça roxas, azuis, amarelas e vermelhas. O laço é símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Câmara sedia na quinta-feira, 22, o evento Compartilhando experiências - Semana da Pessoa com deficiência. No evento, professores relatarão suas práticas de educação inclusiva de alunos autistas ou surdos.

 

O evento será realizado por intermédio do vereador Giba (MDB), em parceria com a consultoria em educação inclusiva Futura e a empresa de serviços de psicologia Abacadabra. Além de divulgar experiências envolvendo a inclusão na sala de aula, o seminário se propõe a conscientizar os participantes sobre a educação inclusiva como um direito de acesso e permanência de qualidade das pessoas com deficiência no ensino regular.

 

A troca de experiências é gratuita, aberta e acontece a partir das 18h30, no plenário da Câmara. O endereço é Rua Ângelo Antônio Schiavinato, n.59, Residencial São Luiz. Inscrições podem ser feitas neste link.

 

Palestrantes                                            

A professora Kelly Verdan abordará a importância do educador aprender sobre as características de seus alunos em parceria com o professor de educação especial a fim de proporcionar uma inclusão de qualidade. Verdan tem um aluno autista em sua turma em uma escola regular na rede municipal de ensino de Vinhedo.

 

Nadja de Freitas compartilhará sua experiência sobre o processo inclusivo de uma aluna com autismo severo durante todo o ensino fundamental. Freitas é professora educação especial na rede municipal de ensino de Vinhedo. 

 

Eduardo Maurício, professor de matemática no município de Vinhedo, apresentará seu trabalho com dois alunos autistas matriculados no sétimo ano. Maurício abordará o planejamento de atividades e relatórios de descrição de habilidades dos alunos.

 

A equipe da Futura discutirá contribuições da análise do comportamento na escola, a formação continuada para professores e a rede de apoio para inclusão de alunos com deficiência. Ministram a palestra Andrea Godoi, Roberta Taffarello e Vanessa Portioli.

 

A professora Miriam, de Valinhos, abordará a inclusão de alunos surdos nas escolas da rede municipal de ensino.