Câmara de Valinhos participará dos festejos do bicentenário da Independência

#PraCegoVer: Ilustração mostra quadro "Independência ou Morte", pintado pelo artista brasileiro Pedro Américo. A obra é considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da Independência do Brasil.

Foi aprovado na sessão da última terça-feira (25) o projeto de decreto legislativo do vereador André Amaral (PSDB) que coloca o legislativo valinhense no contexto das comemorações do bicentenário da Independência. A Câmara dos Deputados, em Brasília, já iniciou os festejos com uma série de eventos, como sessões solenes, exposições, concursos e lançamento de publicações, para lembrar fatos importantes que antecederam a data. Em Valinhos, uma sessão solene deve acontecer em setembro.

 

De acordo com o decreto, as comemorações se iniciam neste ano e seguem até 2022. Na cidade, o tema central de cada ano será o mesmo proposto pela Comissão Especial Curadora Responsável pelos Festejos na Câmara dos Deputados.

 

Em 2019, as comemorações lembram José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido por ser o Patriarca da Independência, e que há exatos 200 anos retornava ao Brasil após uma ausência de quase quatro décadas. Para marcar a data, a Câmara dos Deputados está organizando um concurso de desenho e redação para estudantes de escolas públicas e privadas com o tema “José Bonifácio: um homem da política e das ciências”. O concurso de desenho é para os alunos dos 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e o de redação para os alunos do Ensino Médio. Os vencedores irão a Brasília para conhecer a Câmara e receber a premiação.

 

As inscrições vão até o dia 12 de julho e as informações podem ser obtidas no site da Câmara dos Deputados.