Damasceno cobra campanha de combate ao uso do crack

Preocupado com o crescente e indiscriminado uso do crack no município, o vereador Fabio Damasceno (PMDB) apresentou, na sessão de terça-feira (20/09), requerimento onde pede informações ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) sobre a realização de campanhas específicas para a questão do uso do crack. O assunto foi amplamente debatido entre os vereadores, que cobraram inclusive mais ações do Conselho Municipal Sobre Drogas.

Em seu requerimento, Damasceno defende a necessidade de um grande movimento para chamar a atenção da sociedade para os problemas causados ao usuário do crack e seus familiares. “Essa droga é a responsável pela destruição de muitos lares, vidas e sonhos”, afirma.

O vereador quer saber quais campanhas são realizadas pela Prefeitura visando a conscientização com relação ao combate ao uso do crack especificadamente e como elas funcionam. Em seus questionamentos, Damasceno ainda quer saber se as campanhas abrangem atividades esportivas como forma de afastar os jovens da droga. “Também gostaria de saber se os alunos das Escolas Municipais e Estaduais fazem parte do roteiro de conscientização e se existe um levantamento do número de dependentes químicos em nossa cidade”, disse.

Além disso, Damasceno quer saber se a Prefeitura, através da Secretaria de  Saúde, tem convênio com Clínicas de recuperação de dependentes químicos e, em caso positivo, quais são as Clínicas e quantas vagas são destinadas a cidade e como funciona o encaminhamento desses dependentes.

Para ilustrar sua preocupação com a proliferação do uso de crack na cidade, o vereador Damasceno apresenta alguns dados sobre o consumo de crack no Brasil. Segundo ele, existe aproximadamente um milhão e duzentos mil usuários de crack no país e que, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Município, o crack está presente em pelo menos 70% das cidades brasileiras.

O vereador também enalteceu a realização do II Fórum Municipal de Prevenção ao uso abusivo de álcool e dependência de substâncias psicoativas realizado pelo COMEN (Conselho Municipal sobre Drogas de Valinhos) “Sabemos que iniciativas como esta devem ser valorizadas, pois os objetivos e resultados contribuem para um melhor esclarecimento sobre a forma de combate aos problemas relacionados aos vícios”, finalizou.