Moção dos vereadores Kiko Beloni e Mayr pede campanha de vacinação contra Leishmaniose

#PraCegoVer: Foto-montagem mostra o vereador Kiko Beloni à esquerda e o vereador Mayr à direita. Ambos estão discursando na tribuna.

Os vereadores Kiko Beloni (PSB) e Mayr (PV) apresentaram moção de apoio ao prefeito Orestes Previtale (PSB) e ao secretário da Saúde, Nilton Tordin, solicitando a realização de campanha de vacinação contra a Leishmaniose canina, em Valinhos. A doença é transmitida pelo mosquito-palha, que se reproduz em matéria orgânica em decomposição, como restos de folhas, galhos e grama.

 

Na mensagem encaminhada ao Poder Executivo, os vereadores destacam o sucesso brasileiro na luta contra a Raiva, dizendo que, graças a campanhas de prevenção e vacinação, a doença está quase erradicada. O mesmo, no entanto, não ocorre com a Leishmaniose. “As autoridades brasileiras fizeram a opção por caminho diverso. Em vez de promover campanhas de vacinação, adotam o extermínio de cães soropositivos e a eutanásia massiva em áreas de risco”, afirmam.

 

Além da campanha de vacinação, os vereadores também ressaltam a importância de se conscientizar a população para que os jardins sejam mantidos limpos e com passagem para a luz solar, já que o mosquito se reproduz em áreas úmidas e sombreadas.

 

A moção deve ser discutida nas próximas sessões.