Secafim propõe incentivar instalação de painéis solares com desconto no IPTU

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Edson Secafim (Progressistas) na tribuna discursando para os vereadores e para o público que acompanha a sessão. Nas mãos, ele segura um documento.

O vereador Edson Secafim (Progressistas) apresentou, na sessão desta terça-feira (23), projeto de lei que pretende incentivar os moradores de Valinhos a instalarem painéis solares em suas residências. A proposta é que seja concedido desconto no valor do IPTU, proporcionalmente ao valor economizado no consumo de energia elétrica.

 

De acordo com o projeto, a conversão dos valores seria feita por meio de tabela própria elaborada pelo Poder Executivo. Para obter o benefício, o contribuinte precisaria cadastrar seus dados em um sistema no site da Prefeitura e, após verificada a instalação dos painéis e o efetivo consumo da energia gerada, seriam lançados créditos para abatimento no IPTU. Todo o crédito lançado em um ano seria computado para desconto no imposto do ano seguinte.

 

“Reduções no valor do IPTU poderão compensar os gastos do proprietário com a instalação dos equipamentos necessários e incentivar novas instalações. Sendo a utilização da energia solar de interesse público, cabe ao município tomar iniciativas nesse sentido”, justifica o vereador.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.