Dalva Berto faz balanço dos primeiros 100 dias de gestão na Câmara Municipal

#PraCegoVer: Foto da presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto, na tribuna, discursando para os vereadores e público presente, durante sessão ordinária.

A presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), fez um balanço dos primeiros 100 dias da nova gestão na Câmara Municipal de Valinhos. Desde o dia 1º de janeiro, a Mesa Diretora é formada por Dalva como presidente e pelos vereadores Israel Scupenaro (MDB) e César Rocha (Rede), que assinam documentos administrativos importantes para o andamento dos trabalhos legislativos.

 

Para tornar as sessões da Câmara mais dinâmicas e possibilitar ampla discussão de assuntos de interesse da cidade, uma das primeiras ações adotadas foi a revisão do Regimento Interno. Uma comissão de vereadores e servidores se reúne periodicamente para discutir o assunto. Formada pela presidente Dalva em fevereiro, a comissão é presidida pelo vereador Alécio Cau (PDT), que deve finalizar os trabalhos em breve.

 

Outra iniciativa tomada desde o início do ano pela nova gestão da Câmara é a reforma administrativa, que ainda está em andamento e busca profissionalizar e aproximar a população das ações que acontecem na Casa. Em paralelo a isso, algumas ferramentas foram implantadas para aumentar a eficiência da comunicação pública. O site da Câmara, por exemplo, agora conta com um link do VLibras, aplicativo que traduz conteúdos digitais em texto, áudio e vídeo do Português para Libras (Língua Brasileira de Sinais). As fotos postadas nas notícias do site também possuem a hashtag #PraCegoVer, com a descrição da imagem para as pessoas com deficiência visual. “E estamos com o processo em andamento para licitação de empresa a ser contratada para intérprete de Libras durante todas as sessões e audiências realizadas na Câmara”, acrescentou a presidente.

 

Nas redes sociais, os internautas agora possuem um novo meio para assistir às sessões e audiências. Além da transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelo Youtube, que já ocorria, o Facebook passou a ser utilizado, ampliando o alcance das ações dos parlamentares. Quem assiste de casa ou presencialmente também consegue entender melhor o que está sendo discutido em plenário com as legendas colocadas ao vivo nas transmissões, explicando o assunto em pauta e trazendo informações adicionais sobre o Parlamento.

 

As transmissões que mais têm tido a participação de cidadãos são as reuniões de prestação de contas com secretários municipais, agendadas pela presidente Dalva Berto. Nesses encontros, os vereadores e a população têm espaço aberto para questionar, sugerir e criticar ações do Executivo. Até o momento, sete secretários passaram pela Câmara.

 

No início deste mês, ainda com a intenção de aproximar a população do Legislativo, a presidência inaugurou o Coworking Legislativo, o primeiro da Região Metropolitana de Campinas. O espaço fica em uma sala preparada especialmente para receber cidadãos que tenham ideias, propostas e demandas sobre diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, esportes, mobilidade e serviços públicos. “Esse espaço vem ao encontro daquilo que a população pensa. É um espaço de criação e recebimento de boas ideias e sugestões. O jurídico e os técnicos da Câmara estarão à disposição”, explicou Dalva. Por meio do coworking, a presidente acredita que poderão ser incentivadas parcerias público-privadas.

 

O coworking funciona toda segunda-feira, das 8h às 12h, e quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h. Quem precisar de um horário diferenciado poderá agendar a visita previamente junto à Presidência da Casa, que verificará a disponibilidade.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59.