Mais de 150 pessoas participaram da Audiência Pública sobre o Trem da CPTM

A Audiência Pública que tinha por objetivo debater a extensão do Trem da CPTM de Jundiaí até Campinas e que foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na noite da última segunda-feira, dia 12, contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas.  A Audiência de Valinhos foi a terceira realizada na região. As anteriores foram realizadas em Campinas e Louveira.

A Mesa da Audiência foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), o secretário de Transporte e Trânsito, Ademir Bueno Martins; o vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Francisco Aparecido Felício; os Deputados Estaduais, Pedro Bigardi (PCdoB) e Gerson Luiz Bittencourt (PT); Gilson Pichioli do CIESP de Jundiaí;  além dos vereadores Carlos Páfaro, de Vinhedo, e Reginaldo Lorenzon, de Louveira.

Também estiveram presentes os vereadores Dr. Moysés Abujadi (PDT), Antonio Soares Gomes Filho, o Tunico (PMDB), Israel Scupenaro (PMDB); Henrique Conti (PV), Clayton Roberto Machado (PSDB) e José Aparecido Aguiar (PMDB).

Ao abrir a Audiência, Paulo Montero destacou o apoio que a Câmara de Valinhos está dando ao Movimento. Para ele, somente com esse tipo de mobilização, entre as cidades interessadas, é que conseguiremos trazer de volta o transporte ferroviário. “Precisamos de uma mudança radical no transporte coletivo das cidades que não são condizentes com o que a população pede e merece”, afirmou. Uma das preocupações de Montero e que pediu que fosse levado em conta nas discussões e na formulação do projeto é com relação à velocidade do trem que passará por áreas urbanas e por passagens de níveis, como a da Avenida Paulista e também em relação ao estacionamento nas estações.

Segundo Francisco Aparecido  Felício, o Sindicato dos Ferroviários defende a reativação da ferrovia para melhorar a mobilidade urbana. Francisco falou sobre o processo de sucateamento da ferrovia no Estado de São Paulo pós privatização. Para ele, somente com a mobilização da sociedade é que será possível trazer o transporte ferroviário de passageiro de volta à região. “Essa luta que o Sindicato abraçou, não advém apenas de buscar oferecer melhores condições de transporte para a população, mas também de cobrar responsabilidades do Governo do Estado. A ferrovia sofreu depreciação e sucateamento. Desde a privatização não houve melhora no transporte de passageiros, que ficou esquecido”, afirmou.

Para o deputado Estadual Pedro Bigardi, a retomada da expansão desse trecho ferroviário será  importante para a região. “É uma questão de necessidade. O transporte ferroviário é mais seguro, de baixo custo e não-poluente. Resgatar o sistema ferroviário é um desafio”, afirmou. Para ele, a integração é a palavra chave na questão do transporte coletivo.

Já o deputado Gerson Bittencourt, especialista em transporte, afirma que a solução para grande parte dos problemas do transporte coletivo está no resgate das ferrovias. “Qual o único transporte público que pode transportar muitas pessoas, sem poluição, sem congestionamento? É a ferrovia!”, disse.

Em nome do prefeito Marcos, que não pode estar presente por ter outro compromisso em São Paulo,  falou o secretário Ademir Bueno Martins. “Trago a mensagem do prefeito Marcos do seu irrestrito apoio a este movimento”, declarou.

Já o vereador Lorival, que ficou responsável pela mobilização da comunidade valinhense e é o representante do Movimento pela Expansão do Trem da CPTM na cidade, disse que a iniciativa do Sindicato em lutar pela retomada do transporte de passageiros através da ferrovia é de grande importância para as cidades que estão engajadas nele. “É uma campanha de interesse de toda população e, além dessa audiência, também estamos coletando assinaturas num abaixo-assinado para entregar ao governador. Precisamos de um transporte de qualidade e barato. A empresa concessionária do sistema ferroviário não investe nesse tipo de transporte”, afirmou.

“Precisamos batalhar para a concretização para a concretização desse projeto. Nossa região precisa e é uma necessidade que irá nos ajudar inclusive a divulgar o Circuito das Frutas”, apontou o vereador Reginaldo Lorenzon , de Louveira. Já o vereador de Vinhedo, Carlos Páfaro, acredita que o movimento cresceu nas ultimas semanas. “Estamos ganhando força e corpo. Estamos muito unidos para a volta desse meio de transporte”, disse.

Após a explanação das autoridades, o microfone foi aberto ao público que pode dirigir perguntas aos integrantes da mesa ou formular propostas. Praticamente todos os que falaram se posicionaram a favor da retomada da expansão do trem, mas demonstraram preocupação com a questão da segurança.

Ao fechar a audiência, Paulo Montero destacou a importância da presença da população. “Sem vocês nada disso teria importância”, destacou. Para ele, o mais importante agora é que haja vontade política do governo do Estado em abarcar essa causa. “Não podemos deixar esse movimento cair no esquecimento, pois a volta do trem irá trazer muitos benefícios para Valinhos. Quero aqui parabenizar o Sindicato pela Mobilização da sociedade em torno desse projeto”, finalizou.