As últimas de Valinhos

Camâra de Valinhos

Mais de 150 pessoas participaram da Audiência Pública sobre o Trem da CPTM

A Audiência Pública que tinha por objetivo debater a extensão do Trem da CPTM de Jundiaí até Campinas e que foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na noite da última segunda-feira, dia 12, contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas.  A Audiência de Valinhos foi a terceira realizada na região. As anteriores foram realizadas em Campinas e Louveira.

A Mesa da Audiência foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), o secretário de Transporte e Trânsito, Ademir Bueno Martins; o vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Francisco Aparecido Felício; os Deputados Estaduais, Pedro Bigardi (PCdoB) e Gerson Luiz Bittencourt (PT); Gilson Pichioli do CIESP de Jundiaí;  além dos vereadores Carlos Páfaro, de Vinhedo, e Reginaldo Lorenzon, de Louveira.

Também estiveram presentes os vereadores Dr. Moysés Abujadi (PDT), Antonio Soares Gomes Filho, o Tunico (PMDB), Israel Scupenaro (PMDB); Henrique Conti (PV), Clayton Roberto Machado (PSDB) e José Aparecido Aguiar (PMDB).

Ao abrir a Audiência, Paulo Montero destacou o apoio que a Câmara de Valinhos está dando ao Movimento. Para ele, somente com esse tipo de mobilização, entre as cidades interessadas, é que conseguiremos trazer de volta o transporte ferroviário. “Precisamos de uma mudança radical no transporte coletivo das cidades que não são condizentes com o que a população pede e merece”, afirmou. Uma das preocupações de Montero e que pediu que fosse levado em conta nas discussões e na formulação do projeto é com relação à velocidade do trem que passará por áreas urbanas e por passagens de níveis, como a da Avenida Paulista e também em relação ao estacionamento nas estações.

Segundo Francisco Aparecido  Felício, o Sindicato dos Ferroviários defende a reativação da ferrovia para melhorar a mobilidade urbana. Francisco falou sobre o processo de sucateamento da ferrovia no Estado de São Paulo pós privatização. Para ele, somente com a mobilização da sociedade é que será possível trazer o transporte ferroviário de passageiro de volta à região. “Essa luta que o Sindicato abraçou, não advém apenas de buscar oferecer melhores condições de transporte para a população, mas também de cobrar responsabilidades do Governo do Estado. A ferrovia sofreu depreciação e sucateamento. Desde a privatização não houve melhora no transporte de passageiros, que ficou esquecido”, afirmou.

Para o deputado Estadual Pedro Bigardi, a retomada da expansão desse trecho ferroviário será  importante para a região. “É uma questão de necessidade. O transporte ferroviário é mais seguro, de baixo custo e não-poluente. Resgatar o sistema ferroviário é um desafio”, afirmou. Para ele, a integração é a palavra chave na questão do transporte coletivo.

Já o deputado Gerson Bittencourt, especialista em transporte, afirma que a solução para grande parte dos problemas do transporte coletivo está no resgate das ferrovias. “Qual o único transporte público que pode transportar muitas pessoas, sem poluição, sem congestionamento? É a ferrovia!”, disse.

Em nome do prefeito Marcos, que não pode estar presente por ter outro compromisso em São Paulo,  falou o secretário Ademir Bueno Martins. “Trago a mensagem do prefeito Marcos do seu irrestrito apoio a este movimento”, declarou.

Já o vereador Lorival, que ficou responsável pela mobilização da comunidade valinhense e é o representante do Movimento pela Expansão do Trem da CPTM na cidade, disse que a iniciativa do Sindicato em lutar pela retomada do transporte de passageiros através da ferrovia é de grande importância para as cidades que estão engajadas nele. “É uma campanha de interesse de toda população e, além dessa audiência, também estamos coletando assinaturas num abaixo-assinado para entregar ao governador. Precisamos de um transporte de qualidade e barato. A empresa concessionária do sistema ferroviário não investe nesse tipo de transporte”, afirmou.

“Precisamos batalhar para a concretização para a concretização desse projeto. Nossa região precisa e é uma necessidade que irá nos ajudar inclusive a divulgar o Circuito das Frutas”, apontou o vereador Reginaldo Lorenzon , de Louveira. Já o vereador de Vinhedo, Carlos Páfaro, acredita que o movimento cresceu nas ultimas semanas. “Estamos ganhando força e corpo. Estamos muito unidos para a volta desse meio de transporte”, disse.

Após a explanação das autoridades, o microfone foi aberto ao público que pode dirigir perguntas aos integrantes da mesa ou formular propostas. Praticamente todos os que falaram se posicionaram a favor da retomada da expansão do trem, mas demonstraram preocupação com a questão da segurança.

Ao fechar a audiência, Paulo Montero destacou a importância da presença da população. “Sem vocês nada disso teria importância”, destacou. Para ele, o mais importante agora é que haja vontade política do governo do Estado em abarcar essa causa. “Não podemos deixar esse movimento cair no esquecimento, pois a volta do trem irá trazer muitos benefícios para Valinhos. Quero aqui parabenizar o Sindicato pela Mobilização da sociedade em torno desse projeto”, finalizou. 
Câmara Municipal de Valhinhos
Notícias
  • Pais de alunos procuram vereadores para reclamar da falta de conteúdo na Educação

      Um grupo de pais de alunos da rede municipal de ensino de Valinhos procurou os vereadores nesta…

    leia mais leia mais
  • Vereadores votam contra projeto do prefeito que impedia correção salarial de servidores

      Os vereadores rejeitaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (2) o projeto de lei…

    leia mais leia mais
  • CPI dos Radares tem prazo prorrogado por mais 90 dias

      A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga possíveis irregularidades nos serviços…

    leia mais leia mais
  • Vereadores recebem projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021

      O prefeito Orestes Previtale (DEM) encaminhou aos vereadores o projeto da Lei de Diretrizes…

    leia mais leia mais
  • Secafim quer facilitar passagem de crianças pelas catracas de ônibus

    O vereador Edson Secafim (PTB) apresentou na sessão de terça (2) projeto de lei proibindo obrigar…

    leia mais leia mais
  • César Rocha propõe fundo de Solidariedade Animal

    A Câmara recebeu na sessão de terça (2) projeto de lei do vereador César Rocha (DC) criando uma…

    leia mais leia mais
  • Vereadores repudiam fala do ministro do meio ambiente

    A Câmara aprovou na terça (26) moção de repúdio a Ricardo Salles, ministro do meio ambiente, por…

    leia mais leia mais
  • Moção pede ao prefeito que conceda dissídio aos funcionários públicos em 2020

    A Câmara aprovou na sessão de terça (26) moção de autoria do vereador Kiko Beloni (Pode)…

    leia mais leia mais
  • Câmara pede ao prefeito que ajude profissionais de transporte estudantil

    A Câmara aprovou na sessão de ontem (26) moção ao prefeito Orestes Previtale (DEM) solicitando…

    leia mais leia mais
  • Popó apresenta projeto para regulamentar food trucks em Valinhos

    O vereador Rodrigo Fagnani Popó (PSDB) apresentou na sessão de terça, 26, projeto de lei…

    leia mais leia mais
Arquivo de Noticias
Hino de Valinhos