1º Coworking Legislativo da RMC começa a funcionar na Câmara de Valinhos

#PraCegoVer: Foto oficial mostra autoridades e munícipes presentes no evento

Começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (8) o primeiro Coworking Legislativo da Região Metropolitana de Campinas, na Câmara Municipal de Valinhos. O espaço fica em uma sala preparada especialmente para receber cidadãos que tenham ideias, propostas e demandas sobre diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, esportes, mobilidade e serviços públicos. A inauguração oficial contou com a presença de jornalistas, autoridades do município e membros da sociedade civil.

 

Um dos criadores do projeto Balão Azul, que trabalha na conscientização sobre o Autismo, André Vasques, apresentou a primeira ideia no coworking. Trata-se de uma sugestão de projeto de lei que concede atendimento prioritário para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seu acompanhante nas repartições públicas e privadas de Valinhos. “Hoje é um dia de muita alegria. Esse projeto acrescenta muito para a sociedade de uma forma geral (...)  É um projeto para melhorar a qualidade de vida dos autistas”, afirmou.

 

A coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Valinhos, Patrícia Thomaz, que também esteve presente no evento, adiantou que a faculdade deve apresentar novos projetos envolvendo alunos em discussões sobre política e cidadania e também em revitalização de praças. “Por ser a única faculdade de Valinhos, vemos com grande importância trazer o corpo acadêmico para dentro da Câmara, com a oportunidade de troca de experiências”, disse.

 

Para a presidente da Câmara e idealizadora do Coworking em Valinhos, vereadora Dalva Berto (MDB), novas ideias devem ser recebidas nos próximos dias. “Esse espaço vem ao encontro daquilo que a população pensa. É um espaço de criação e recebimento de boas ideias e sugestões. O jurídico e os técnicos da Câmara estarão à disposição”, explicou.

 

A vereadora de São Paulo, Janaína Lima (Novo), que tem um espaço de coworking no seu gabinete, na Capital, elogiou o projeto implantado em Valinhos. “Todos nós estamos aqui trabalhando a serviço do cidadão, então nada mais justo esse cidadão ser convidado a ser coparticipante de todo esse projeto criativo”, disse.

 

O secretário de Assuntos Internos da Prefeitura, Wilton Borges, destacou que é preciso cada vez mais a participação da população na política. “A população tem muito a contribuir, e às vezes cria-se um certo distanciamento (...) Definitivamente, precisamos do cidadão próximo. A iniciativa que a Câmara está tendo nesse momento é espetacular”, ressaltou.

 

 

 

Atendimento

 

O atendimento aos cidadãos no coworking será toda segunda-feira, das 8h às 12h, e quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h. Quem precisar de um horário diferenciado poderá agendar a visita previamente junto à Presidência da Casa, que verificará a disponibilidade.

 

Após ouvir as solicitações e propostas da população, a equipe do coworking vai elaborar proposituras, que serão encaminhadas a todos os vereadores para as devidas providências internas.