Conseg comemora 25 anos na Câmara

O presidente da Câmara de Valinhos, vereador Paulo Montero (PMDB), representou o Legislativo no evento em comemoração aos 25 anos do Conselho Comunitário de Segurança de Valinhos, realizado no último dia 30 de agosto, no plenário Ulisses Guimarães.

Para o vereador, o trabalho do Conseg é fundamental, pois é o órgão responsável por pensar, discutir e elaborar ações efetivas que resultam de forma positiva na segurança da cidade. “Parabenizo os membros que passaram pelo Conseg nestes 25 anos de história. Gente de bem, que assumiram para si esse compromisso tão importante. Todos sempre voluntários, com nobreza doaram seu tempo, seu trabalho, sua vida, para salvar a do seu semelhante”.

Ao lado de Montero, fizeram parte da mesa o presidente do Conseg, dr. Ederson Marcelo Valêncio; o vice-prefeito, engº Moysés Antonio Moysés; o Capitão Luodenir Gonzaga Bueno, Comandante da 4º Cia da PM de Valinhos, e o delegado Eduardo José Barsotti. Também estiveram presentes dr. José Almeida Sobrinho, delegado aposentado e primeiro presidente do Conseg; o secretário de Defesa do Cidadão, dr. Ruyrillo Pedro de Magalhães, além de toda a diretoria e membros do Conselho.

Em seu discurso, Paulo Montero também destacou o trabalho das corporações que cuidam da segurança no município em sintonia com o Conseg e chamou a atenção para falta de recursos da Polícia Civil do estado de São Paulo. “Nossa Guarda Civil Municipal, tem se desdobrado, realizando função também de policia e é hoje o grande orgulho de nossa população. Mesmo assim, sabemos que é preciso, investir ainda mais no ser humano. Formando, capacitando, incentivando, enfim, valorizando o profissional para que cada vez mais, ele se empenhe com amor na sua função. A nota triste fica para a Polícia Civil do estado de São Paulo. Apesar de contarmos com delegados e investigadores, comprometidos, o abandono das autoridades chama a atenção, pelos pouquíssimos recursos de pessoal e material. Essa preocupação já foi motivo de várias moções de apelo desta casa, junto ao governo estadual”, afirmou.

Segundo Montero, veio uma resposta que a polícia civil no município será reestruturada. “Esperamos que seja em breve, para o bem de todos nós”, disse.
Na ocasião, o vereador entregou um certificado alusivo aos 25 anos do Conselho ao presidente do Conseg.

Conseg
Criado em maio de 1985 no Governo do então governador André Franco Montoro, o Conseg órgão ligado a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo foi instituído em Valinhos em abril de 1986.

É o único conselho estadual atuante que tem em sua diretoria os membros natos formados pela Polícia Militar e Civil, os membros efetivos em sua maioria representantes de associações de bairros e participação da Secretaria Municipal da Defesa do Cidadão.

Tem como principais objetivos a discussão, análise e planejamento acompanhando os problemas de segurança que afligem a nossa sociedade resultando em campanhas educativas, bem como procurando estreitar os laços entre as polícias e à comunidade.