Semana da Mulher Valinhense, co-realizada pela Câmara, agita a cidade

Evento contará com apresentações, debates, caminhadas e campanha com exames

#PraCegoVer: Convite com logo da Câmara, onde está escrito: A Câmara Municipal de Valinhos convida para a cerimônia de abertura da 12ª Semana da Mulher Valinhense, evento co-realizado pela Câmara Municipal de Valinhos, Prefeitura Municipal de Valinhos e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. 11 de março, 19 horas. Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Residencial São Luiz, Valinhos - SP. Sua presença muito nos honrará. Dalva D. S. Berto, presidente da Câmara Municipal de Valinhos. Ao pé da página, logos da Câmara Municipal de Valinhos, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Prefeitura Municipal de Valinhos.

A Câmara sedia na próxima semana atividades da 12ª Semana da Mulher Valinhense. O evento contará com apresentações, debates, homenagens e uma caminhada no CLT. Nos sábados 9 e 16, mulheres receberão atendimentos de saúde gratuitos e sem hora marcada durante a Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico e de Mama. Realizam a semana a Câmara, a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

 

Programação

                                         

A abertura solene ocorre na segunda, dia 11, às 19h no plenário da Câmara.  A presidente, vereadora Dalva Berto, apresentará uma entrevista em vídeo realizada com Maria da Penha, ativista dos direitos das mulheres que motivou o Brasil a criar em 2006 a lei que leva o seu nome.  A Associação TathagataGarbha apresentará a cartilha Violência Doméstica. A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Residencial São Luiz.

 

Na terça, 12, às 10h, as mulhres são convidadas a participar da palestra Alimentação, promovida pela TathagataGarbha, seguida de um programa de atividades físicas para mulheres, organizado pelo Projeto Verão, da Prefeitura. As atividades acontecem na UBS da Vila Santana, localizada na Avenida Brasil, 144. Às 19h, a presidente do CMDM, Maria “Teresita” Amaral usará a tribuna da Câmara Municipal durante a sessão para falar sobre A participação da Mulher na definição de políticas públicas.

 

A Câmara entregará a Medalha Sarah Kubitschek à Sra. Antônia Roncáglia Tordin na quinta, dia 14.  Toninha Tordin recebe o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade na luta pelos direitos da mulher. Entre os anos de 1993 e 2010 ela ajudou a fundar e foi conselheira do CMDM.

 

Sexta, 15, é dia de debate com o tema Violência no Atendimento da Saúde. A atividade acontece às 19h na sala Ivan Fleury, da Prefeitura (Rua Antônio Carlos, 301, Centro).

 

E no sábado, 16, às 8h, acontece a caminhada no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT). Os organizadores pedem a todos os participantes que vistam camisetas brancas.

 

Exames gratuitos

 

Nos sábados 9 e 16 de março ocorre a Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico e de Mama, com atendimentos de saúde gratuitos. Das 8h às 12, serão realizadas coletas de Papanicolau e, em casos indicados, exame de mamografia. Todas as atividades acontecem no Centro de Atenção à Mulher, localizado no 2º andar do prédio do Centro de Especialidades – Avenida dos Esportes, 355. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3829 5120.