Saúde é tema de quatro requerimentos de dr. Moysés

A realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde no mês de junho, que trabalhou a temática "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro", levou o vereador dr. Moysés Abujadi (PTB) a solicitar ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) informações sobre vários assuntos relacionados ao resultado da Conferência.

Ao todo foram três requerimentos aprovados na sessão da terça-feira (16/08) e, em todos eles, o vereador faz questão de citar a publicidade realizada pela Prefeitura para anunciar o investimento de 22% do orçamento em saúde.

A remuneração dos profissionais da saúde e o cumprimento de horário foram assuntos abordados pelo vereador. No requerimento, Dr. Moysés pede informações sobre a Comissão de Cargos, Carreiras e Salários. Ele quer saber se esta comissão está em atividade e quais os membros que a compõem. Além disso, solicita o envio de cópia das atas das três últimas reuniões da Comissão.

Dr. Moysés questiona também se é realizado avaliação para apuração do desempenho e méritos dos servidores concursados, além do estágio probatório, e se existem profissionais na área da saúde que não estão cumprindo horário regular de trabalho.

No segundo requerimento, Dr. Moysés pede informações sobre contratação de auxiliar de farmácia para dispensação de medicamentos e farmacêuticos. Ele quer saber se além do CAFFI, há outros locais para distribuição de medicamentos na cidade e quantos farmacêuticos existem na rede municipal de Saúde e como é realizada a supervisão destes. “Quero saber ser esses profissionais são supervisionados conforme exige o Conselho Regional de Farmácia”, disse. Além disso, o vereador quer saber quais medicamentos são distribuídos nas Unidades e que tipo de profissional faz a dispensação desses medicamentos.

 O Programa de Saúde da Família (PSF) foi tema do terceiro requerimento. Segundo Dr. Moysés, a criação do Programa já era uma deliberação produzida na Conferência de Saúde anterior. Dr. Moysés quer saber se existe projeto da Prefeitura para sua implantação. Também questiona se há profissionais já contratados para as equipes de PSF ainda não implantadas e solicita que sejam listados tais profissionais com nome, cargo, data de contratação e local de lotação.

MÉDICO GINECOLOGISTA
Ainda dentro do tema saúde, o vereador Dr. Moysés Abujadi (PTB) também apresentou requerimento solicitando informações ao prefeito Marcos sobre a falta de especialistas das áreas de Ginecologia/Obstetrícia na Rede Municipal de Saúde. “Nos períodos de férias (Dezembro, Janeiro e Julho) a população sofre com a falta de profissionais por ausência de planejamento e consequente desassistência ao cidadão”, justifica.

Dr. Moysés quer saber quais profissionais especialistas em ginecologia/obstetrícia atuam em cada Unidade de Saúde do Município e solicitam que seja mencionado o nome do profissional, a Unidade onde atende; os dias da semana que atende; o horário de atendimento e a quantidade de atendimentos.