Lei prevê ajuda de voluntários na Coordenadoria do Bem-Estar Animal

Foi sancionada pelo prefeito Orestes Previtale (PSB) a lei que abre espaço na Coordenadoria do Bem-Estar Animal para a atuação de voluntários. A ideia é que pessoas físicas ou entidades protetoras de animais (cães e gatos) possam ser orientadas por profissionais habilitados para prestarem serviços ao município. A legislação é de iniciativa da vereadora Mônica Morandi (PDT).

 

No último dia 7 de agosto, quando o projeto foi aprovado na Câmara, a vereadora explicou que os voluntários poderão oferecer trabalhos como banho, tosa, mão de obra em feiras de adoção, passeios, adestramento e em campanhas de vacinação e conscientização. “É muito difícil os animais saírem de lá para uma feira de adoção. Por que não pode um voluntário fazer isso? Todo sábado e domingo tem feirinha, então é mais uma chance de eles serem adotados”, explicou na ocasião.

 

De acordo com a nova lei, que ainda deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo, os voluntários deverão ser maiores de 18 anos, fazer o cadastro junto ao órgão competente e assinar Termo de Compromisso e Responsabilidade. Menores de idade só poderão participar mediante autorização do responsável legal.

 

A lei na íntegra pode ser consultada na Imprensa Oficial do Município, publicada no dia 14 de agosto, no link Atos Oficiais, disponível no www.valinhos.sp.gov.br.