Projeto aprovado permite faixa gramada ao longo de vias públicas de Valinhos

Objetivo da lei, segundo o vereador Henrique Conti, é baratear custo da pavimentação nos bairros e aumentar permeabilidade do solo

 

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (13) projeto de lei do vereador Henrique Conti (PV), que permite a instalação de canaleta e grama ao longo das vias públicas dos novos empreendimentos, para aumentar a permeabilidade do solo e baratear o custo da pavimentação das ruas.  Segundo o vereador, a lei também deve beneficiar bairros já existentes como o Vale Verde, Country Club e Jardim São Bento do Recreio. O projeto diz que a faixa gramada poderá ter até um metro de largura.

 

Em discurso na tribuna, o vereador Henrique Conti explicou como a lei seria aplicada na prática. “Nessas regiões que necessitam de asfaltamento, os terrenos são muito grandes, então o custo do asfalto fica muito caro. Por outro lado, são regiões em que o tráfego em algumas ruas é relativamente pequeno, então daria para fazer uma rua, digamos mais estreita, já que teria grama nas laterais”, disse.

 

O vereador afirmou também que a lei tem todas as condições de passar pela Prefeitura e não ser vetada. “Tenho certeza de que é uma lei que vai beneficiar muito as comunidades. O impedimento de asfalto nessas regiões é justamente o custo. Se você conseguir diminuir pela metade o custo, você consegue a adesão necessária para promover o asfaltamento nessas regiões”, discursou.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (MDB).

 

 

Câncer de mama

 

Os vereadores também aprovaram por unanimidade na sessão o projeto de lei da vereadora Dalva Berto (MDB), que pretende chamar a atenção da população e do poder público para o câncer de mama em homens. O texto coloca as medidas para prevenção e conscientização do câncer como um dos objetivos do “Programa de Saúde do Homem”.

 

Segundo Dalva, a falta de informação sobre o câncer de mama masculino leva a diagnósticos tardios, o que compromete o tratamento. “É inegável a forte campanha que existe de informação e tratamento acerca do câncer de mama feminino. Porém, quando o assunto é câncer de mama masculino, a maioria da população nunca ouviu falar”, afirmou.

 

O projeto também segue para o Poder Executivo.