Câmara entra em recesso e vereador Paulo Montero faz balanço de 6 meses na presidência

Após um semestre de intensos trabalhos, discussão e votação de projetos, a Câmara de Valinhos entra em recesso a partir do 1º de julho e retorna com as sessões ordinárias na primeira terça-feira do mês de agosto, dia 2. À frente de toda a condução dos trabalhos está o vereador Paulo Montero que encerra neste fim de junho seu primeiro semestre como presidente da Câmara e considera que sua gestão se pauta nos princípios da transparência com os gastos públicos e melhor utilização dos recursos para otimizar os serviços prestados à população.

De acordo com o vereador, que já assumiu a presidência por seis meses em outra ocasião, seu governo visa colocar a instituição Câmara à frente de qualquer interesse. “Fiz algumas mudanças administrativas e que estão se encaixando à minha metodologia, mas sempre preocupado em dar respaldo aos meus colegas vereadores. Sempre fiz questão de ressaltar que estou presidente, mas o objetivo principal é servir à instituição”, afirmou.  

Nesses seis meses, Montero administrou a Câmara na efervescência da discussão de projetos polêmicos como a alteração do Plano Diretor, zoneamento, e instalação da UPA e CEI do DAEV, mas destacou que os vereadores se empenharam ao máximo para propiciar debates salutares e garantir a democracia e liberdade de expressão da população. “É evidente que, muitas vezes, as discussões se tornam um pouco mais ásperas e no papel de presidente desta Casa tenho que manter o equilíbrio para não deixar me levar pelas siglas partidárias”, ponderou.

Nas últimas sessões do semestre, inclusive, Montero destaca as adequações implementadas à Lei Orgânica do Município, que há 20 anos não passava por uma revisão. Nessa primeira fase, 29 emendas foram apresentadas e aprovadas pelos vereadores e agora fica a expectativa para a discussão de novas emendas na retomada dos trabalhos do segundo semestre. 

Um dos pontos que Montero quer ampliar são os espaços para a discussão com a população. Segundo ele, a participação ainda é tímida, mas acredita que a aproximação que a Câmara está conquistando com o povo por meio dos canais de comunicação como a TV Câmara e o portal na internet integrado a redes sociais (twitter e facebook) fazem com que, a cada dia, haja mais participação em debates dentro e fora do plenário. “Se tivesse uma participação ativa, seria melhor para toda a nossa sociedade”, analisou. 

Em busca dessa participação, inclusive, Montero ressalta a medida adotada de aumentar a grade de transmissão ao vivo da TV Câmara. “Agora transmitimos todos os eventos realizados em nosso plenário ao vivo. conseguimos a liberação da TV Assembleia e isso possibilita estarmos mais próximos da população. 

Quanto aos desafios que vêm pela frente, Paulo se mostra tranquilo e acredita no apoio da população, dos demais vereadores e dos funcionários para continuar na condução de seu trabalho em prol da população valinhense. “No segundo semestre também teremos a discussão e votação da alteração do Plano Diretor III, que é um projeto muito importante para o município, teremos também a continuação das obras da nova Câmara e a previsão é que no segundo semestre do ano que vem já estejamos instalados em novo prédio e a definição das alianças políticas preparatórias para a eleição de 2012”, adianta.

O presidente acredita que por se tratar de ano pré-eleitoral os discursos ficarão mais acalorados, mas com serenidade deverá seguir sua linha na direção da Câmara tentando não deixar que as discussões partidárias atrapalhem o desenvolvimento dos trabalhos e a relação com o Executivo, de maneira que haja harmonia entre os poderes. “É evidente que sempre surgem divergências político-administrativas que fazem parte do processo democrático. No entanto, para a evolução política isso é um ingrediente extremamente necessário. Para isso, procuramos discutir todos os casos, dos mais polêmicos aos mais simples, com a participação da população”, concluiu Montero.

Recesso
O recesso legislativo, que constitui na interrupção de sessões ordinárias, é previsto pela Lei Orgânica e compreende os períodos de 16 de dezembro a 31 de janeiro e de 1º a 31 de julho.
Nesse período não há reuniões legislativas, porém os gabinetes de vereadores e todos os setores da Câmara continuam suas atividades normalmente.

A Lei Orgânica autoriza a convocação de sessões extraordinárias no recesso se for solicitada pela maioria absoluta dos vereadores; pelo prefeito, em caso de urgência, ou interesse público relevante e, também, pelo presidente, ouvidas as lideranças.