Vereadores conhecem sistema de produção de água de reuso da Sanasa, em Campinas

 

|Com informações do DAEV|

 

O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (PMDB) e os vereadores Alécio Cau (PDT) e Kiko Beloni (PSB) visitaram no último dia 24 a Estação de Tratamento de Esgotos da Sanasa, em Campinas.  Os parlamentares acompanharam a equipe do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) e o presidente da autarquia, Pedro Inácio Medeiros, para conhecerem o processo de tratamento do esgoto e a produção de água de reuso, tecnologia que será implementada em Valinhos. 

 

As prefeituras de Valinhos e Campinas assinaram uma parceria em agosto para ampliar e melhorar a qualidade do tratamento de água e esgoto das duas cidades, resolvendo assim problemas comuns na Estação de Tratamento de Esgoto Capuava, que fica em Valinhos, e na Estação de Tratamento de Esgoto Samambaia, que fica em Campinas.

 

Para o presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (PMDB), um dos grandes avanços será a produção de água de reúso. “É gratificante ver a qualidade da água após esse tratamento inovador. Se chama água de reúso, mas já está pronta para o uso. Estamos acompanhando este investimento que é de grande importância e esperamos que seja implantado na cidade”, disse.

 

Uma das preocupações dos vereadores é com o odor próximo a ETE Capuava, problema que será resolvido com novos investimentos viabilizados pela parceria. “A saúde de Valinhos é muito importante. Próximo da ETE Capuava, o odor é desagradável. Com o investimento,  vamos eliminar esse problema, disse o vereador Kiko Beloni (PSB).

 

Para o vereador Alécio Cau (PDT), como a capacidade de tratamento da ETE Capuava está saturada, há hoje um obstáculo para novos investimentos na cidade. “É muito importante conhecer essa inovação que a Sanasa trouxe para Campinas. Que Valinhos também alcance essa tecnologia”, afirmou o vereador.

 

O presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, destacou o empenho da autarquia e da Prefeitura para que a parceria entre as duas cidades se concretize. “É um trabalho muito positivo que vamos nos dedicar ao máximo para que se concretize. A meta é produzir um meio ambiente mais saudável, mais saúde pública e mais qualidade de vida para a população, principalmente para quem mora próximo da ETE Capuava”, disse.

 

 

Investimento


O protocolo de intenções assinado em agosto prevê investimento de Campinas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava, em Valinhos, com o objetivo de melhorar a qualidade do efluente lançado no Ribeirão Pinheiros, a um quilômetro e meio do ponto de captação de água bruta de Campinas no Rio Atibaia. Essa captação abastece 95% município. Se a água despejada por Valinhos for mais limpa, o custo para o tratamento em Campinas diminui.

 

O objetivo é que, com o investimento, a ETE Capuava tenha uma estrutura capaz de produzir com tecnologia de ponta a água de reúso, além de eliminar o odor da estação devido ao tratamento de esgoto e ampliar a sua capacidade. A água de reúso gera receita e é utilizada para a produção de energia, refrigeração de equipamentos em processos industriais e lavagem de ruas.

 

Com o investimento, Campinas poderá tratar em Valinhos o esgoto que hoje é encaminhado para uma das estações da cidade, a do Samambaia. Para se ter uma ideia, a Estação Capuava trata 255,6 litros por segundo, enquanto a do Samambaia, apenas 60 litros por segundo, devido à baixa demanda.