Alécio Cau e Giba sugerem criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico em Valinhos

 

Os vereadores Alécio Cau (PDT) e Giba (PMDB) apresentaram, na sessão desta terça-feira (26), projeto de lei que sugere a criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, em Valinhos. O objetivo, segundo eles, é permitir uma política econômica participativa e descentralizada, favorecendo o desenvolvimento do município com geração de emprego e renda.

 

A proposta é que o conselho seja formado por 12 membros, contando com a representação do Poder Legislativo, do Poder Executivo, da Associação Comercial e Industrial, dos sindicatos organizados do município, da Ordem dos Advogados do Brasil e das associações de bairro. 

 

Entre as competências do conselho estariam acompanhar a elaboração e aplicação das legislações municipais relativas ao planejamento e desenvolvimento urbano, realizar estudos visando à identificação das potencialidades da economia local, abrir debates com a comunidade, sugerir políticas de incentivos fiscais e divulgar as empresas e produtos do município para conquista de novos mercados.

 

Os vereadores destacaram a importância da instituição do conselho, já que, segundo eles, o desenvolvimento da cidade nos últimos anos não foi orientado por planos que favorecessem a produção local e a logística, levando grandes empresas a buscarem alternativas mais rentáveis e menos burocráticas para as suas atividades.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.