Câmara aprova título de cidadão ao padre Rogério Canciam

A Câmara de Valinhos aprovou na última terça-feira, 21, o título de cidadão honorário ao padre Rogério Canciam.

De autoria do vereador e presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), a honraria consagra a o trabalho religioso de Padre Rogério que dedica sua vida ao sacerdócio em prol da comunidade de Valinhos.     
Formado em Filosofia e Teologia, Padre Rogério, chegou a Valinhos em março de 2006 quando foi nomeado pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini para a Paróquia São Sebastião, em Valinhos, onde passou a auxiliar o padre João Luiz Favero.

Nesse período junto à paróquia de São Sebastião conquistou o respeito e admiração dos fiéis, especialmente a pessoas mais idosas e as viúvas pelo carinho e o acolhimento dado. Padre Rogério também ficou responsável pela capelania da Santa Casa de Misericórdia de Valinhos, onde celebrava semanalmente realizando um trabalho intenso junto à pastoral da saúde.

A comunidade Beato José Anchieta recebeu, em 19 de março de 2009, a nomeação de Paróquia. Por decreto do Arcebispo de Campinas Dom Bruno Gamberini (6° Bispo e 4° Arcebispo de Campinas) em visita pastoral realizada em Valinhos reconheceu a necessidade desta subdivisão, fato este muito importante para toda a comunidade religiosa local, uma vez que a Paróquia São Cristóvão abrangia uma enorme extensão territorial, incluindo  bairro Reforma Agrária.

Com a criação da Paróquia Beato José de Anchieta, padre Rogério Canciam foi nomeado como primeiro pároco dessa nova Paróquia, onde foi acolhido com muito carinho por toda a comunidade. Seu trabalho pastoral vem sendo de grande importância para toda a comunidade católica valinhense, com os fiéis participando ativamente das missas e celebrações, especialmente em louvor a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e Nossa Senhora da Cabeça.

Padre Rogério ocupa também a função de vigário Forâneo, Assessor Eclesiástico do Movimento de Cursilho de Campinas, além de professor. É pós-graduado em psicopegagogia e educação, psicologia, mestre em Educação em Ensino Superior, Especialista em Mariologia e Psicossomática.