Projeto que sugere criação de cursos pré-vestibulares para alunos de baixa renda está na pauta da sessão

 

Os vereadores devem votar na sessão desta terça-feira (5) projeto de lei da vereadora Mônica Morandi (PDT), que sugere a criação de cursos pré-vestibulares, em Valinhos, para alunos de baixa renda vindos de escolas públicas ou de escolas particulares, desde que com bolsa integral de estudos. A ideia, segundo ela, é estabelecer diretrizes para que estudantes de universidades da região possam atuar como professores voluntários.

 

O “Cursinho Solidário”, como seria denominado o projeto, utilizaria as salas das unidades de ensino da cidade para a realização das aulas, que teriam como objetivo preparar os alunos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares.

 

Outro projeto que está na pauta da sessão é o que obriga os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários que forem implantados em Valinhos a instalar iluminação pública com lâmpadas de LED. O objetivo, segundo os vereadores Henrique Conti e Mayr (ambos PV), que são autores do texto, é garantir uma iluminação mais eficiente, já que essas lâmpadas duram mais e gastam menos energia.

 

Na pauta também está o projeto da vereadora Dalva Berto (PMDB), que isenta as pessoas de baixa renda do pagamento da taxa de cartório para casamento, em Valinhos. Embora a gratuidade já esteja prevista no Código Civil, a vereadora alega que munícipes ainda encontram dificuldades para exercerem seu direito devido a imposições ou exigências burocráticas impostas pelos oficiais de registro civil.

 

Os vereadores devem votar ainda o projeto do vereador César Rocha (Rede), que pretende obrigar a empresa do transporte coletivo de Valinhos a instalar placas informativas sobre as linhas, horários e itinerários dos ônibus municipais nos pontos de parada. Segundo ele, a falta de informações é reclamação constante dos usuários do sistema que têm procurado o seu gabinete.

 

Também está prevista a votação do projeto de lei que define como deverão funcionar os ecopontos que vierem a ser instalados em Valinhos. A proposta é assinada pelos vereadores Veiga (DEM), César Rocha (Rede), Henrique Conti (PV), Kiko Beloni (PSB) e Mayr (PV).

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida no link Ordem do Dia.

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canais 4 ou 99 da NET) ou pelo link TV Câmara.