Projeto quer liberar comércio em construções de madeira

 

Está em tramitação na Câmara projeto de lei do vereador Kiko Beloni (PSB), que pretende liberar atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços em construções feitas com madeira pré-fabricada. Hoje, o uso da madeira para abrigar espaços dessa natureza não é permitido pelo Código de Obras do Município. Com a lei, o vereador espera incentivar o empreendedorismo em Valinhos.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, Kiko Beloni afirma que muitos empreendedores desistem da atividade mercantil porque, além dos gastos para abrir a empresa, também têm de arcar com os custos da construção de alvenaria, que é mais cara. Para ele, a mudança vai modernizar o Código de Obras Municipal. “As construções de madeira podem ser até 60% mais baratas que as de alvenaria, pois dispensa o uso de cimento, tijolos, tintas, pedreiros, arquitetos e tantos outros detalhes necessários à sua construção”, argumenta.

 

De acordo com o projeto, as edificações que possuírem estrutura e vedação em madeira deverão garantir os isolamentos térmico e acústico e a estabilidade e impermeabilidade da construção. A obra também deverá ter tratamento adequado para proteção contra incêndios. As construções poderão ser de até dois andares e oito metros de altura.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.