Campanha permanente para conscientização sobre depressão infantil é aprovada na Câmara

 

Foi aprovada por unanimidade, na sessão desta terça-feira (8), projeto de lei do vereador Alécio Cau (PDT), que institui na cidade uma campanha permanente de conscientização sobre sintomas depressivos em crianças e adolescentes. A ideia do projeto é ampliar o acesso à informação sobre a doença, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento de pacientes e capacitar profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre o tema.

 

De acordo com o projeto, a campanha poderá ser feita por meio de palestras com profissionais habilitados, distribuição de panfletos e fixação de cartazes em locais de atendimento ao público.

 

Em discurso, o vereador Alécio Cau afirmou que a depressão em crianças e adolescentes não é identificada com facilidade. “É uma fase de muitas mudanças hormonais nos adolescentes e, muitas vezes, um estado depressivo é atribuído como algo da idade e acaba sendo negligenciado”, disse. “Muitas vezes, a família olha e pensa que está tudo bem, que é só rebeldia”, acrescentou a vereadora Dalva Berto (PMDB), destacando que espera que o projeto seja, de fato, colocado em prática.

 

O vereador Mayr (PV) defendeu a capacitação de profissionais, como professores, para que eles possam identificar os comportamentos depressivos. “As crianças e os adolescentes estão cada vez mais suscetíveis a ter esse problema (...) Acredito que a Prefeitura tem que capacitar profissionais para poder ajudar essas crianças”, afirmou.

 

Para o vereador Franklin (PSDB), o projeto poderá salvar vidas. “Faço votos para que essa lei seja colocada em prática por essa gestão e pelas futuras que virão, para que nós possamos diminuir os índices [de depressão e suicídio]”, finalizou.

 

O projeto foi encaminhado ao Poder Executivo para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PMDB).