Projeto define como deverão funcionar os ecopontos em Valinhos

 

Os vereadores Veiga (DEM), César Rocha (Rede), Henrique Conti (PV), Kiko Beloni (PSB) e Mayr (PV) apresentaram, na sessão desta terça-feira (1º), projeto de lei que define como deverão funcionar os ecopontos que vierem a ser instalados em Valinhos. Os ecopontos são áreas destinadas para descarte de material, como móveis e recicláveis,  que normalmente não são recolhidos pelos coletores de lixo.

 

De acordo com o projeto, os pontos de descarte somente poderão ser utilizados para resíduos de construção civil (até 1 metro cúbico), pneus, lixo tóxico (pilhas, baterias e lâmpadas), material reciclável, material eletrônico, material de biodiesel, material orgânico bruto (folhas e galhos), equipamentos de informática, mobiliário, colchoaria e demais materiais semelhantes.

 

O texto diz ainda que os ecopontos poderão ser operacionalizados em parceria com empresas privadas, cooperativas e associações sem fins lucrativos, sem qualquer custo para os cofres públicos. “Esse projeto de lei contribui para melhor estruturar uma política ambiental consciente, produzindo o que toda Administração Pública deve buscar: a melhoria da qualidade de vida da coletividade que administra”, justificam os vereadores.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.