Mônica Morandi faz projeto para valorizar protetores e cuidadores de animais

 

A vereadora Mônica Morandi (PDT) apresentou projeto de lei que institui o Programa de Valorização de Protetores e Cuidadores de Animais Soltos ou Abandonados de Valinhos. O objetivo, segundo ela, é conceder alguns benefícios às pessoas e entidades que resgatam animais e cuidam dos bichos sem apoio financeiro do Poder Público.

 

De acordo com o projeto, os protetores terão atendimento preferencial quando precisarem de serviço emergencial de primeiros socorros, avaliação clínica de animais tutelados ou recolhidos, vacinação antirrábica e esterilização, tudo de forma gratuita no Centro de Controle de Zoonoses, que é hoje o órgão responsável por esses procedimentos.

 

Para ter essa prioridade, o projeto diz que os protetores deverão ser cadastrados pela Prefeitura e identificados com nome, comprovante de residência em Valinhos, documento com foto e carta de recomendação assinada por veterinário e duas testemunhas, que atestam conhecer o protetor e que sabem de sua capacidade e interesse no trato com os animais.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.