Câmara abre as portas para receber alunos de escolas públicas e particulares

 

Os alunos de escolas públicas e particulares de Valinhos, em todos os níveis de ensino, têm a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo Municipal e receber informações sobre o funcionamento da Câmara em uma visita guiada. Lançado no mês passado, o projeto EducAÇÃO tem o objetivo de aproximar o Legislativo da população e ensinar as crianças, desde cedo, qual a função dos vereadores e a importância da Câmara na discussão de assuntos de interesse público. A primeira escola a agendar a visita foi o Colégio Carpe Diem, no último dia 25.

 

Os alunos do 5º ano foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (PMDB). No plenário, o presidente e a vereadora Dalva Berto (PMDB) também responderam questionamentos apresentados pelos estudantes. Na ocasião, foi exibido um vídeo institucional explicando as funções de cada departamento do Legislativo, o funcionamento dos três Poderes e o processo de apresentação de projetos de lei, requerimentos, moções, indicações e outras proposituras.

 

Para o presidente Israel Scupenaro, o contato dos estudantes com o Legislativo é fundamental para o incentivo à participação política da população. “Nossas crianças são os vereadores, deputados, prefeitos de amanhã. Além de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, essa aproximação com a Câmara desperta nas crianças a cidadania. E a repercussão é geral. Eles chegam em casa, contam para os pais, para os vizinhos e, pouco a pouco, vamos conscientizando todos sobre a importância da representatividade popular”, afirmou.

 

Scupenaro também disse que o foco inicial é atingir as crianças e os adolescentes, mas que qualquer um pode visitar a Câmara. “Nada impede recebermos EJAs, faculdades da terceira idade, colégios técnicos e entidades assistenciais que trabalhem com serviço educativo”, explicou, ressaltando que o importante é disseminar as funções do Legislativo.

 

Todos que quiserem fazer parte do projeto EducAÇÃO e conhecer a Câmara devem fazer um agendamento prévio no Departamento de Comunicação pelo telefone 3829-5355 (ramal 5386).