Vereadores aprovam projeto que institui plano de manejo para espécies vegetais invasoras

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (23), projeto de lei que institui em Valinhos um programa de controle de espécies exóticas invasoras, por meio de um plano de manejo. Assinado pelos vereadores Edson Secafim (PP), Henrique Conti (PV) e Dalva Berto (PMDB), o objetivo da proposta é garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado, preservando a biodiversidade e a vegetação nativa.

 

As espécies exóticas invasoras são aquelas que se encontram fora de sua área de distribuição natural e ameaça ecossistemas, hábitats e outras espécies.

 

De acordo com o projeto, as unidades de conservação serão prioritárias para as ações de controle e erradicação das espécies invasoras. O texto também autoriza a remoção dessas espécies em propriedades públicas e particulares.

Caso o projeto seja sancionado e vire lei, as ações de controle deverão se realizadas sob a responsabilidade técnica de engenheiro agrônomo, ambiental ou biólogo, registrados em seus respectivos órgãos de classe.

 

A vereadora Dalva Berto (PMDB) afirmou que o projeto é importante para proteção e defesa do meio ambiente. “Temos que explicar para as pessoas que ninguém quer proibir plantação de árvores, mas proteger o meio ambiente”, disse.

 

O vereador Edson Secafim (PP) exibiu no plenário fotos de leucenas espalhadas por diversas áreas da cidade. A árvore é considerada invasora por ser da América Central e inibir o crescimento da vegetação nativa. “Esse projeto vem criar uma lista de espécies vegetais invasoras exóticas, objetivando, assim, a recuperação das nossas matas”, justificou.

 

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PMDB).