Câmara realiza Sessão Solene pelos 20 anos da Associação Italiana

Na próxima quinta-feira, dia 16, a Câmara Municipal estará realizando no Plenário Ulysses Guimarães uma Sessão Solene em comemoração aos vinte anos de fundação da Associação Cultural  Italo-Brasileira de Valinhos (ACIBV). A iniciativa partiu do vereador Henrique Conti (PV), que também já presidiu a Associação.

Durante a Sessão os ex-presidentes e fundadores irão ser homenageados. A Associação Italiana como é mais conhecida foi fundada em 12 de março de 1991, após uma série de reuniões realizadas entre descendentes de italianos e foi criada com o objetivo de promover e divulgar a cultura ítalo-brasileira em todos os níveis; resgatar as tradições dos imigrantes italianos e de seus descendentes e divulgar e propiciar o ensino do idioma italiano, dentre outros.

Para Conti, nada mais dignificante que prestar a devida homenagem ao Associação Italiana, que ao longo desses 20 anos vem prestando relevantes serviços a comunidade italiana bem como tornando viva esta cultura em nosso município.                    
  
Atualmente a Associação é presidida por Franklin Duarte e segundo ele, o ano de 2011 será de muitos eventos para marcar as duas décadas de existência da entidade. “Ao longo desse tempo a Associação tem procurado cumprir com seus objetivos, especialmente os afetos às questões de resgate das tradições e cultura italiana, que fazem parte da nossa história e que precisam ser apresentados às futuras gerações”, afirmou.

Segundo dados do vice-consulado italiano de Campinas, Valinhos é a cidade da região com o maior número proporcional de cidadãos italianos. Além disso, a grande maioria da população apresenta alguma descendência italiana.            

Os primeiros italianos chegaram a Valinhos para trabalhar nas lavouras de café ainda no final do século XIX e, graças a suas habilidades conseguiram rapidamente se aperfeiçoar na fruticultura após a crise do café nos anos 20. Foi graças ao amor a terra e a dedicação dos descendentes de Italianos que Valinhos mantém até hoje o título de Capital Nacional do Figo Roxo.