Moções de repúdio ao voto em lista fechada para deputados e vereadores são apresentadas na Câmara

 

Foram apresentadas na sessão desta terça-feira (11) duas moções de repúdio ao Congresso Nacional pela proposta de voto em lista fechada para eleger deputados e vereadores. A discussão em torno da mudança na forma de votação – que hoje é proporcional – está em Brasília e deve fazer parte da Reforma Política. Os vereadores César Rocha (Rede) e Henrique Conti (PV) consideram que a proposta não é transparente.

 

Segundo os vereadores, o voto em lista fechada fortalece a cúpula partidária, já que o eleitor não votaria mais no candidato, mas sim no partido que, por sua vez, elegeria os primeiros da lista, organizada por eles próprios. Eles também acreditam que a proposta vai favorecer deputados alvos da operação Lava-Jato, que estariam na lista independentemente dos problemas que enfrentam na Justiça.

 

A moção será encaminhada aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, aos deputados federais e senadores da bancada paulista, ao presidente da Assembleia Legislativa, às lideranças dos partidos e a todos os integrantes da Comissão Especial da Reforma Política.