Cem dias no Legislativo: presidente destaca nova estrutura e medidas de economia

 

O presidente da Câmara, Israel Scupenaro (PMDB), avaliou nesta terça-feira, 11, em entrevista exclusiva ao telejornal Câmara em Notícias, os 100 primeiros dias da nova Legislatura. Scupenaro destacou o que já foi feito pelos vereadores e por sua gestão, destacando a aprovação da nova estrutura da Casa, que, além de regulamentar, vai permitir a realização de concurso público.

 

Ao todo, desde janeiro até os 100 dias de trabalho, foram protocolados pelos 17 vereadores mais de 1.570 proposituras: 58 projetos (entre projetos de lei, de resolução e de decreto legislativo), 951 indicações, 516 requerimentos e 48 moções. Foram realizadas oito sessões ordinárias e oito sessões extraordinárias, sendo duas em período de recesso (janeiro), convocadas pelo prefeito Orestes Previtale (PMDB), e seis, pelo presidente da Casa. É importante destacar que nesta Legislatura foram eleitos nove novos vereadores, ou seja, mais da metade da Casa mudou em relação ao ano passado.

 

Sobre os projetos apresentados, Scupenaro destacou a importância da aprovação da nova estrutura da Casa, que além de regulamentar, vai possibilitar o concurso público para que os cargos técnicos que são preenchidos por servidores comissionados (de confiança) passem a ser ocupados por efetivos. “Uma das metas era a aprovação de uma nova estrutura. Para isso contei com todos os vereadores. A Câmara vai estar adequada, na forma da Lei. Os vereadores estão afinados, entendem o que é melhor para a cidade e para esta Casa. Agora vamos agilizar o chamamento das empresas, para que seja feito o concurso público”, avaliou.

 

Scupenaro falou ainda o que está sendo feito na Casa em questão de economia. “O orçamento é como na casa da gente: você não pode gastar mais do que ganha. Estamos revendo contratos, negociando preços e reajustes, cancelando até alguns serviços. Já fizemos uma parte e vamos seguir. Estamos também ajudando o Executivo no que é possível, como na cessão do Plenarião [plenário maior] para que ele pudesse devolver o auditório, que era alugado. Eu acredito que com isso, a prefeitura vai economizar mais de R$ 200 mil no ano. Não é porque somos poderes independentes que não podemos nos unir pelo bem da cidade”.

 

O presidente ressaltou, como no seu discurso de posse, que é preciso aproximar a população da Câmara. “A gente sempre busca trazer as pessoas para a Câmara, mas é preciso levar a Câmara até as pessoas. Muitas pessoas não conseguem vir à sessão, por isso temos a TV, o site, o facebook transmitindo. Mas queremos e estamos fazendo mais, com a maior transparência possível, reformulando o Portal da Transparência, criamos o Projeto Ação Câmara Valinhos, que será composto de vários tipos e canais de informações, como o ‘Será?’, que explica o que é mentira e verdade em relação ao Legislativo Valinhense. Serão ações para levar o trabalho dos vereadores ao povo”.

 

Scupenaro ainda comentou sobre a importância de se investir nos funcionários e também nos próprios vereadores. “Investir em pessoas é o melhor investimento que podemos fazer. Demos aos vereadores e assessores um curso de mídia training, e uma palestra motivacional para todos da Casa, inclusive terceirizados. Isso sem gasto para a Câmara. Tenho que agradecer a todos os servidores e aos vereadores por esses 100 dias de muito trabalho e apoio”, finalizou.