Moção pede agilidade da Cetesb na liberação da Estação de Tratamento de Esgoto do São Bento

 

Os vereadores aprovaram uma moção de apelo ao governador Geraldo Alckmin e a representantes da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) cobrando agilidade do órgão na liberação do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim São Bento do Recreio. Moradores do bairro estiveram no plenário com cartazes pedindo providências.

 

A moção foi apresentada pelos vereadores Edson Secafim (PP) e Franklin (PSDB). Segundo eles, a população está enfrentando dificuldades com fossas sépticas cheias, já que precisam pagar para esvaziá-las. Também há casos de vazamento, o que deixa o esgoto a céu aberto.

 

Em discurso, Edson Secafim disse que conversou com o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, e o mesmo informou que a obra está pronta e que o processo de liberação do funcionamento foi encaminhado à Cetesb no dia 31. “O prazo nos informado para liberação é de 30 a 60 dias”, disse o vereador Secafim.

 

O vereador Franklin se solidarizou com os moradores e disse que a população luta por aquilo que é básico. “Infelizmente, ao longo dos anos, a Prefeitura, cada vez mais endividada, não consegue devolver aquilo que é de vocês, que pagam IPTU, mas não têm os benefícios”, afirmou. O vereador ressaltou ainda que a prioridade hoje é o esgoto. “Peço que todos nós debrucemos sobre esse problema e façamos o possível para ter êxito e ver o São Bento com esgoto”, concluiu.

 

O vereador André Amaral (PSDB) também discursou e afirmou que cobrou posicionamento do Executivo sobre a Estação de Tratamento de Esgoto. “Minha pergunta foi o prazo [para resolver] e há um mês não recebi [resposta].

 

 

Ligações para a rede de esgoto

 

O vereador Mayr (PV), que foi presidente do DAEV, disse que a estação está pronta e em breve o DAEV vai conseguir a licença da Cetesb. Ele explicou que será necessário um volume de esgoto para iniciar o tratamento. “Precisa ter um volume mínimo (...) Esse custo de ligação do esgoto pode ser feito por meio de um parcelamento maior porque sei das dificuldades da população”, discursou.

 

A vereadora Dalva Berto (PMDB) concordou com o parcelamento e disse que ele é de extrema importância. “Temos de ter qualidade de vida e esgoto tratado é saúde pública”, disse.

 

O vereador Giba (PMDB) afirmou que logo em janeiro o governo começou a correr atrás para resolver as pendências da Estação de Tratamento de Esgoto. “Acho que o prefeito vai estar sensível à questão do parcelamento para que a estação possa realmente entrar em funcionamento”, afirmou.

 

Os vereadores Kiko Beloni (PSB) e Israel Scupenaro (PMDB) elogiaram a ação dos moradores que, juntos, cobram seus direitos. “Parabéns a vocês. É assim que se conquista: lutando”, finalizou Scupenaro.