Vereadores pedem informações sobre casos de Febre Amarela em Valinhos

 

Diante da ocorrência de casos de Febre Amarela na região, os vereadores de Valinhos apresentaram, na sessão desta terça-feira (4), questionamentos à Prefeitura para entender como está a situação na cidade. No último dia 31, foi noticiada a morte de um macaco no bairro Chácaras Alpinas, mas até o momento, não se sabe se o animal foi contaminado pelo vírus da doença. A confirmação será feita após análise no Instituto Adolfo Lutz.

 

Um requerimento do vereador Alécio Cau (PDT) e uma moção do vereador César Rocha (Rede), que tratam da Febre Amarela, foram protocolados na Câmara. No requerimento, Alécio solicita que o resultado do exame conclusivo no corpo do animal achado morto no Alpinas seja encaminhado a ele assim que estiver pronto. Ele também pergunta se a Secretaria da Saúde tem estrutura para conter um eventual crescimento de infectados.

 

Já o vereador César Rocha pede na moção que sejam realizadas ações de conscientização da população para prevenção da Febre Amarela e para evitar que macacos sejam mortos por pessoas que possam confundi-los como vetores da doença. Ele explica que os macacos não transmitem a Febre Amarela, apenas sinalizam a ocorrência do vírus nas áreas de mata.

 

Em discurso, o vereador Israel Scupenaro (PMDB) solicitou a atenção do prefeito Orestes Previtale (PMDB) para uma possível vacinação em massa da população. “É uma situação de emergência. Precisamos estar atentos para que não haja uma epidemia”, afirmou.

 

Segundo dados da Secretaria da Saúde, encaminhados ao gabinete do vereador Kiko Beloni (PSB), somente nos meses de janeiro e fevereiro foram aplicadas 2.668 doses da vacina na UBS da Vila Santana. A secretaria informou ainda que a cidade está classificada como “área sem recomendação de vacinação”, mas que aguarda novas orientações para ver se haverá alguma campanha.